7ª Caminhada pela Vida reúne solidariedade e mobilização social no Parque do Utinga
Na manhã deste domingo (24), a Fundação Hemopa realizou a 7ª edição da Caminhada pela Vida, no Parque Estadual do Utinga, em Belém. O evento, organizado pela Gerência de Captação de Doadores (Gecad) do Hemopa, reuniu mais de 500 participantes com o objetivo de mobilizar a sociedade em prol da doação de sangue, homenageando os doadores voluntários e incentivando a solidariedade.
A caminhada percorreu 3,5 km, passando pelo Mirante da Bolonha, e contou com distribuição de água e frutas para garantir o bem-estar dos participantes. Além disso, a unidade móvel da Fundação Hemopa esteve no local, orientando o público sobre o processo de doação de sangue e destacando a importância de ser um doador regular.
Caminhada pela VidaO presidente da Fundação Hemopa, Paulo Bezerra, destacou a relevância do evento para a conscientização sobre a doação de sangue. “Essa caminhada é uma forma de incentivar e agradecer a doação de sangue. É um momento importante para a gente, essa interação com a natureza, a caminhada e o exercício com a saúde. Mais de 500 participantes estão aqui com a solidariedade como incentivo para salvar vidas”, afirmou.
O coordenador do Núcleo de Desenvolvimento do Umarizal - Adra, Elton Ferreira, reforçou a importância da parceria entre as instituições. “Nós vemos uma importância muito grande nessa parceria, pois as duas instituições trabalham com a vida. Nós trabalhamos com o desenvolvimento da vida e vocês trabalham com salvar vidas. Então essa parceria encaixa perfeitamente”.
O evento contou com a parceria de diversas instituições, incluindo a Coordenação do Parque do Utinga, Ideflor-Bio, Núcleo Diversitário Umarizal (NDU Adra), Cooperativa Filhos do Sol, DJ Roberto Figueiredo e a equipe de residentes de fisioterapia do Hemopa. A Adra ofereceu massagem aos participantes, promovendo momentos de relaxamento e cuidado. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) também esteve presente com um stand explicativo, apresentando oficinas de ecobijuterias, realizadas nas Usinas da Paz, além de informativos sobre descarte de sabão e compostagem doméstica.
Outro destaque foi o sorteio de bicicletas entre os inscritos, um momento que trouxe ainda mais alegria e engajamento ao público presente. Lívia Bouth, estudante de psicologia e ganhadora de uma das bicicletas sorteadas, celebrou a iniciativa. “Eu fiquei bem feliz, eu não esperava ganhar, mas quando eu ouvi meu nome eu pulei de alegria. Eu acho que é de extrema importância ter eventos abertos para que outras pessoas consigam ver, ter a visibilidade e ver a importância de doar sangue, porque ajudar outras pessoas ajuda a si mesmo também. E ter um evento grande assim traz mais visibilidade para o tema.”
Larissa Bouth, uma das ganhadoras da BicicletaEntre os participantes, Larissa Bouth enfatizou o impacto do evento na conscientização social. “O que me motivou a participar é justamente o motivo da campanha, da gente estar vindo para espaços públicos, falando sobre a doação de sangue. Porque, direta ou indiretamente, as pessoas vão ver e vão querer se interessar. E aí dá esse estalo na pessoa de, olha, é importante fazer a doação.”
Serviço - A campanha em celebração ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue continua nesta segunda-feira (25), com atendimento especial na sede da Fundação Hemopa, em Belém, e nos hemonúcleos do interior do estado. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 280 8118.