Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hemopa busca estratégicas para elevar número de doações encaminhadas pela rede hospitalar

Por Redação - Agência PA (SECOM)
21/10/2015 18h02

Na manhã desta quinta-feira, 22, de 8h as 12h, a Fundação Hemopa reunirá cerca de 80 profissionais da rede hospitalar da Região Metropolitana de Belém (RMB), atuantes nos mais diversos setores dos hospitais, durante “Encontro de Captadores da rede hospitalar”, para fortalecer a parceria e buscar novas estratégicas para elevar o número de encaminhamentos de doações de sangue hospitalar dos atuais 24% para, pelo menos, 50%, e assim melhorar cada vez mais o atendimento transfusional de milhares de pacientes internados em cerca de 100 hospitais da RMB.

Essa ação faz parte do programa de Educação em Saúde à promoção da doação voluntária de sangue entre familiares e amigos de usuários internados, que é desenvolvida, em caráter permanente, no Estado, atingindo as unidades do hemocentro nos municípios de Castanhal, Marabá, Santarém, Redenção, Capanema e Abaetetuba.

De acordo com a gerente de Captação de Doadores do Hemopa, a assistente social Juciara Farias, o programa mobiliza e capacita os diversos grupos que atuam na área hospitalar, inclusive, os que fazem parte do Comitê de Humanização, Comitê Transfusional, acadêmicos, entre outros, com a finalidade de disseminar as informações claras e objetivas sobre a temática do sangue.

“Nesse contexto, os profissionais de comunicação dessas instituições têm papel fundamental para potencializar a divulgação dessas informações fazendo com elas se transformem em notícias para atrair a atenção de antigos e novos doadores”, ressaltou Juciara Farias, contando com a participação de todos os convidados para o evento, que certamente será decisivo para a formação de opinião positiva sobre o assunto.

Doador de sangue há dois anos, o geólogo Luiz Fernando Freitas Rodrigues, 26, veio ao hemocentro doar sangue à uma amiga internada no hospital Ophir Loyola. Ele conta que sempre se prontifica a ajudar quem precisa. “Já doei para um amigo e agora vim para uma amiga. As outras doações foram espontâneas, para desconhecidos”, revelou, sentindo-se feliz por saber que o dia 25 de novembro é o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. “A homenagem é justa. Fiquei muito feliz em saber que temos uma data para celebrar este ato, já que nossa vida só faz sentido quando fazemos sentido na vida de alguém”, destacou. 

A Fundação Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, 2.109, em Batista Campos, e no acesso ao Pórtico Metrópole, na entrada do shopping Castanheira (BR-316, km 1). As coletas são feitas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Mais informações pelo Alô Hemopa: 0800-2808118.