Hospital Geral de Tailândia incentiva doação de sangue
Paralelamente a realização da campanha Outubro Rosa, o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do Hospital Geral de Tailândia (HGT), promove durante esta semana, ações de estímulo a doação voluntária de sangue junto aos acompanhantes, familiares de usuários e visitantes, com a finalidade de contribuir para a reabilitação do estoque de sangue da Fundação Hemopa, que enfrenta dificuldades com a redução do número de coletas no Estado.
As atividades estão sendo realizadas diariamente nas áreas de atendimento do hospital. As palestras estão sendo ministradas pelo farmacêutico Rodrigo Sâmeque Silva de Sousa, que atua na Agência Transfusional (AT), do hospital, que garante o atendimento da sua demanda transfusional em tempo hábil de uma média mensal de quase 50 transfusões.
Segundo o diretor executivo da unidade de saúde, a campanha Outubro Rosa está mesclada com a sensibilização para doação voluntária de sangue, também porque os pacientes oncológicos são os maiores consumidores de sangue. “A maioria deles passa por tratamento com radioterapia e quimioterapia e tem diminuição das células sanguíneas e, para continuarem o tratamento, necessitam de transfusões de sangue”, explicou.
Durante as atividades de esclarecimento para incentivar a doação de sangue, os profissionais do HGT promovem distribuição de material educativo sobre o tema, exibição de vídeos, além de orientações individuais de acordo com as dúvidas de cada um. “Nossa intenção é levar esclarecimento e incentivo aos públicos interno e externo”, observou Rodrigo Sâmeque.
Doador regular de sangue, José Neto informa que o HGT aderiu à campanha da Fundação Hemopa em parceria com a Agropalma, dias 26 e 27, com encaminhamento de grupo de voluntários. Ele vai aproveitar a oportunidade para repetir o ato solidário que pratica há mais de 10 anos.
Serviço: O Hospital Geral de Tailândia fica na avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-3121.