HJB adere à campanha de conscientização sobre a saúde masculina
A iniciativa reforça a importância do autocuidado e busca combater o estigma em torno do tema, promovendo uma mudança cultural em pela saúde integral do homem
A campanha Novembro Azul é um movimento mundial de conscientização sobre a importância da manutenção da saúde integral masculina, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. No Hospital Jean Bitar, em Belém, ações de educação em saúde são conduzidas pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), que envolve funcionários, usuários e seus acompanhantes.
A gestão do HJB realizou ações educativas, a fim de incentivar a população, sobretudo os homens, a adotarem hábitos mais saudáveis com a realização de exames regulares, fundamentais para detectar a doença em estágio inicial, aumentando as chances de tratamento e cura. A iniciativa reforça a importância do autocuidado e busca combater o estigma em torno do tema, promovendo uma mudança cultural em pela saúde integral do homem.
Durante esta semana, a programação contou com palestras, orientações para prevenção dos cânceres de próstata e pênis, conscientização sobre a saúde masculina, corte de cabelo e distribuição de folders e brindes.
O usuário Rodolfo Amazonas, 69 anos, aposentado e morador de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, assistiu a palestra na Recepção e destacou a importância dos homens se informarem e se cuidarem mais. “A equipe do hospital está de parabéns por estar fazendo este tipo de trabalho, pois a maioria dos homens desconhece as maneiras de se proteger das doenças. Então essa palestra foi maravilhosa por nos ensinou e alertou de como cuidar da nossa saúde,” agradeceu o usuário
O coordenador da Saúde do Homem da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Andrei Porpino, disse que já tem um bom tempo que a campanha Novembro Azul deixou de ser somente para prevenção do câncer de próstata e começou a focar na saúde integral masculina. “O grande desafio é fazer que os homens procurem mais os serviços de saúde, façam os exames de rotina, consultas, com uma certa frequência. Além de adotar hábitos saudáveis com práticas de atividades físicas, para evitar justamente os principais agravos, por exemplo hipertensão, diabetes, insuficiência renal, entre outras doenças. Então a prevenção é imprescindível neste sentido,” frisou o profissional.
No Pará, a campanha é coordenada pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sespa), com o tema: “Te cuida, maninho”. A Secretaria ressalta que, pelas estatísticas do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS), com base em dados inseridos por todos os municípios brasileiros, entre 1º de janeiro e 30 de agosto deste ano foram registradas 84.477 internações masculinas no Pará - pessoas maiores de 20 anos. As principais causas foram externas (21.475 casos), incluindo acidentes, esfaqueamentos, traumatismos e envenenamentos; doenças do aparelho digestivo (11.298); doenças infecciosas e parasitárias (10.077); doenças do aparelho circulatório (8.411) e doenças respiratórias (8.169).
O Hospital Jean Bitar pertence à rede de saúde pública do Governo do Pará, e é administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Sespa.
Serviço: O HJB presta assistência em média e alta complexidade na área ambulatorial e hospitalar para usuários transgêneros, e em clínica médica e cirúrgica para pacientes com doenças metabólicas e gastrointestinais. A unidade fica na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, nº 543, no bairro Umarizal, em Belém. Mais informações: (91) 3239.3800.
Texto: Marcelo Zeno/ Ascom HJB