Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE E INCLUSÃO

Comunidades atendidas pelas UsiPaz assistem partida da Seleção Brasileira de Basquete

Iniciativa aproxima o esporte das comunidades e atua como ferramenta de transformação social

Por Chrystian Machado (SEAC)
21/11/2024 23h13

Moradores de comunidades da Região Metropolitana de Belém, atendidas pelas Usinas da Paz, vivenciaram uma experiência única, nesta quinta-feira (21): assistir a uma partida da Seleção Brasileira de Basquete Masculino no Ginásio Mangueirinho. O jogo contra a seleção do Uruguai foi válido pelas eliminatórias da Copa América, a AmeriCup. O Brasil venceu por 71 x 65.

Cerca de 4 mil ingressos foram colocados à disposição da comunidade a partir da parceria entre o Governo do Estado, por meio da secretaria de Articulação da Cidadania (Seac) e a Confederação Brasileira de Basquetebol (CBB). Além dos ingressos, também foi disponibilizado transporte gratuito para cada uma das Usinas da Paz. Para muitos, essa foi a primeira oportunidade de acompanhar de perto uma partida de basquete e conhecer mais sobre a modalidade.

A estudante Ana Beatriz, de 14 anos, garantiu o ingresso na Usina da Paz do Bengui e durante a partida garantiu um autógrafo do jogador Bruno Caboclo. “Eu só quero agradecer por esse momento, se não fosse pela Usina eu não teria conseguido assistir, também não teria conseguido esse autógrafo. Estou gostando muito de basquete, estou maravilhada por estar aqui, muito obrigada”, disse.

Já o estudante Helton João, de 16 anos, ficou emocionado com a partida. “Está sendo muito emocionante o que a Usina está me proporcionando, porque nunca havia entrado aqui. Os ingressos gratuitos ajudaram todo mundo do Bengui, e sem dúvidas o Brasil vai ser campeão”, contou.

Para a secretária de Articulação da Cidadania, Elieth de Fátima Braga, a iniciativa vai além de assistir à partida. “Queremos aproximar o esporte dessas comunidades e mostrar que ele pode ser uma ferramenta poderosa de transformação social. Essa conexão com a Seleção Brasileira é uma forma de inspirar e motivar jovens a sonhar alto”, destacou.

A estudante Kethelyn Soares, 13 anos, da UsiPaz de Marituba, fez questão de torcer muito pelo Brasil, foi a primeira vez dela no Mangueirinho. "Eu estou achando muito divertido, se não fosse a Usina da Paz, a gente não estaria aqui, então acho que essa iniciativa ajuda bastante. A expectativa é que o Brasil ganhe", finalizou.

Serviço - No próximo domingo (24), às 20h, a Seleção Brasileira retorna ao Mangueirinho para jogar contra o Panamá. Os ingressos para a próxima partida seguem sendo distribuídos nas Usinas da Paz, a partir desta sexta-feira (22). Mais informações serão divulgadas pelo Instagram @UsinasdaPaz.