No Mangueirinho, Seleção Brasileira de Basquete Masculino vence o Uruguai
Essa é a segunda vez que a Arena Guilherme Paraense (Mangueirinho) recebe um evento da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA)
O Mangueirinho voltou a ser palco de um evento internacional com a presença da Seleção Brasileira, desta vez a de Basquete Masculino. Na noite desta quinta-feira (21), o time brasileiro entrou em quadra e venceu o Uruguai por 71 x 65 pelas eliminatórias da Americup 2025.
“É especial poder receber a seleção brasileira masculina, poder prestigiar o Brasil nessa caminhada rumo à Copa América e poder aproveitar dessa estrutura extraordinária do Mangueirinho, que certamente se consolida como uma das praças mais qualificadas para receber eventos dessa grandeza. Estamos estimulando através do esporte que a comunidade possa viver momentos de entretenimento da nossa capital, no nosso estado”, destacou o governador Helder Barbalho.
O autônomo Claudio Reis falou da alegria de estar no Mangueirinho com o filho. "É a primeira vez aqui, e eu vim junto com o meu filho Jhetron que tem 12 anos. Escolhi vir hoje porque é a nossa seleção, né? Então, merece. Todo brasileiro tem que estar aqui. O Mangueirinho é muito agradável, excelente. Ar condicionado, o som, tudo muito bom. Nós merecemos, né? O paraense merece esse tipo de evento aqui. É show de bola, nota dez”, elogiou o torcedor.
Leia mais - Comunidades atendidas pelas UsiPaz assistem partida da Seleção Brasileira de Basquete
Lucas Romano, de 24 anos, praticante de basquete desde os 18 anos, hoje atleta da equipe do Projeto Basquete do Amanhã (PBA), de Belém, falou da alegria em ter a oportunidade de assistir seus ídolos do basquete nacional de perto. “É hoje, é Brasil na veia, na mente, e domingo, mesmo esquema: vamos estar aqui e torcer. É um esporte que eu amo, que mudou a minha vida, não tem preço ver esses caras que eu só vejo pela internet. A atmosfera é incrível no Mangueirinho", disse o jovem atleta.
O jogador de basquete paraense, Lucas Romano demonstrando sua torcida pelo jogador ReynanCom o resultado em Belém, basta o Brasil ter uma vitória no jogo contra o Panamá no próximo domingo (24), para que a seleção obtenha a vaga na competição que terá as 12 melhores seleções das Américas e vai acontecer na Nicarágua, nos dias 23 e 31 de agosto de 2025.
O Secretário de Estado de Esporte e Lazer, Cássio Andrade, cita a importância do evento no estado. “Receber mais uma vez uma seleção brasileira em solo paraense, demonstra a efetividade do trabalho do Governo do Estado em inserir o Pará na rota dos eventos esportivos internacionais e aqui nós temos o que há de melhor em equipamento esportivo”, disse.
ACESSIBILIDADE
Os cadeirantes que participaram do evento contaram com visão privilegiada de dentro da quadra e o atleta da paradança Elielson Souza, frisou o sentimento de estar presente pela segunda vez, em jogo de basquete da Seleção Brasileira no Mangueirinho. "Para mim que sou paratleta, hoje estar aqui num espaço totalmente acessível, assistindo a Seleção Brasileira, que eu tenho vários ídolos, como o Helinho, o Caboclo... Só resta agradecer ao Governo do Estado, a Secretaria de Esporte e Lazer, que está nos presenteando hoje de um trabalho tão maravilhoso que a Seleção Brasileira está fazendo em Belém do Pará, sendo o palco de mais um jogo da Seleção, sinceramente, é algo pra gente de grande alegria”, afirma Elielson.
O Mangueirinho
A Arena Guilherme Paraense (Mangueirinho) recebeu, pela segunda vez, um evento da Federação Internacional de Basquete (FIBA). Em fevereiro deste ano, a praça esportiva foi palco dos jogos da Seleção Brasileira de basquete feminino, pelas Eliminatórias da Olimpíadas de Paris.
Desde a reconstrução interna, o Mangueirinho agora conta um novo piso, com classificação tipo A da Federação Internacional de Basquetebol com cinco mil amortecedores, madeira importada, permitindo melhor jogabilidade para os atletas. A Arena tem capacidade para mais de 11 mil torcedores, totalmente climatizada e conta com placar eletrônico multimídia.
No próximo domingo, 24, às 20h, a Seleção Brasileira retorna ao Mangueirinho para jogar contra o Panamá. Os ingressos estão sendo vendidos pelo site ingressos.sa.