Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Referência em urologia, Hospital Galileu destaca importância do homem ter consultas periódicas

Além de cuidar de doenças do trato geniturinário, o urologista também trata da saúde do sistema reprodutor dos homens

Por Ascom (Ascom)
21/11/2024 12h06

Ao menos no ano de 2024, o Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), na Grande Belém, já disponibilizou à população mais de 2,5 mil consultas urológicas. A especialidade que cuida de toda a parte do trato urinário (rins, ureteres, bexiga e uretra), em homens e mulheres, também, trata os órgãos do aparelho reprodutor masculino, como a próstata, uretra, pênis, canais deferentes, bolsa escrotal e testículos, sendo uma das principais referências nos cuidados com os homens, que, culturalmente, são a minoria nos consultórios médicos e hospitais.

Tão necessária quanto às demais campanhas para alertar a população sobre os cuidados necessários com a saúde, a campanha 'Novembro Azul' traz consigo um desafio a mais: convencer os homens sobre a importância de buscar os serviços especializados antes mesmo de ter alguns sintomas ou mesmo, um diagnóstico de enfermidades.

A gerente assistencial do HPEG, Paula Jaredde, observa que mesmo com o avanço das informações, os tabus ainda persistem na sociedade. “Piadas e brincadeiras de mau gosto acontecem ainda hoje quando se fala em visita ao urologista. Mas, não é apenas isso. Os homens na maioria buscam o médico apenas quando aparecem alguns sintomas ou doenças mais graves, porém, pode ser tarde demais. A visita de rotina é fundamental para todos”, lembrou a enfermeira.

Já Gilflávio Fernandes, coordenador do setor de urologia da unidade, garante que autocuidado, tanto para homem quanto para mulheres, é essencial e pode prevenir doenças graves. “A Sociedade Brasileira de Urologia tem trabalhado para desenvolver uma campanha sobre a saúde do homem, já que em muitos casos, eles não têm o hábito de cuidar da saúde. O objetivo é disseminar a informação sobre a necessidade em realizar todos os exames preventivos, não apenas o exame de próstata”, frisou o médico.

Serviço

O urologista destaca que o HPEG oferece tratamento para diversas doenças urológicas, “incluindo a HPB (Hiperplasia Prostática Benigna), com tratamentos modernos e acompanhamentos contínuos, ressecção endoscópica da próstata, cirurgia renal percutânea, laser para cálculo renal”, detalhou.

Na unidade, os sintomas comuns entre os usuários, estão relacionados à hiperplasia da próstata, seguida de queixas de doenças de cálculo urinário, como essência para urinar, sangramentos, infecção de urina e outras.

“A prevenção sempre será uma dificuldade enquanto as pessoas não se conscientizarem a procurar os serviços disponíveis para fazer rotina, assim receber orientações quanto a prática de hábitos saudáveis, alimentação”, alertou o especialista.

Gilflávio Fernandes diz que são necessários exames específicos para cada situação e todos disponíveis no hospital, com possibilidade de fazer diagnósticos precisos para direcionar os tratamentos, ultrassom, tomografias, raios X, laboratório.

Acesso

O Hospital Galileu é uma unidade pertencente ao Governo do Pará, gerenciado pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).  Para ter acesso à unidade, o paciente precisa ser encaminhado através da relação estadual, portanto, os serviços não são porta-aberta.

“Atuamos como retaguarda e a maior parte de nosso público é de pacientes do sexo masculino. No mês de novembro, nos debruçamos em alertar ainda mais os homens sobre a importância de se cuidar e buscar atendimento médico rotineiramente. E isso, não se detém apenas ao urologista, mas em todos os especialistas de saúde”, apontou Liliam Gomes, diretora executiva do HPEG. 

Texto de Roberta Paraense