Governo do Pará participa de Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne
Feicorte impulsiona a produção pecuária e debate ciclo produtivo do mercado da carne brasileira
O Governo do Pará, por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), participa em Presidente Prudente, São Paulo, da Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne (Feicorte), maior feira indoor da pecuária nacional. O convite para o evento surgiu através do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa Norte), e reuniu outros representantes da Defesa Agropecuária do país.
Com uma programação diversificada com palestras, leilões, fórum da cadeia produtiva do mercado da carne abordando todas as fases do ciclo produtivo – cria, recria, engorda e comercialização, destacando em cada uma delas o caminho para produzir um animal com maior eficiência e lucratividade. Iniciativa pioneira na região Norte, para identificar individualmente bovinos e bubalinos no Estado, o Programa Pecuária Sustentável do Pará foi apresentado durante a feira pelo diretor-geral da Adepará, Jamir Macedo.
“Estivemos na Feicorte representando as agências da região Norte e acima de tudo com o objetivo de falar sobre o programa de identificação individual do rebanho do Estado do Pará, pioneiro no processo, que busca principalmente o fortalecimento da cadeia da produção pecuária, agregação de valor, abertura de mercados, geração de emprego e renda. Na oportunidade, expomos todos os avanços obtidos pela Adepará nos últimos anos, fundamentais para projeção e crescimento da agência como referência nacional em defesa agropecuária, estando consolidada como uma mola propulsora ao desenvolvimento agropecuário paraense”, disse.
Diretor-geral da Adepará, Jamir Macedo
A identificação individual é um dos pilares dentro do programa, no âmbito do Sistema de Rastreabilidade Bovídea Individual do Pará (SRBIPA), executado pela Agência de Defesa que está capacitando o Operador da Rastreabilidade (OPR) profissional que irá identificar individualmente todos os animais em trânsito até dezembro de 2025 e todo rebanho bovino e bubalino do Estado até dezembro de 2026.
Conhecido popularmente como “brincagem”, é um processo para manter o controle sanitário do rebanho e prevenção contra doenças que podem afetar a sanidade da produção paraense, que atualmente detém o segundo maior rebanho bovino do país com mais de 26 milhões de cabeças de gado e o maior rebanho bubalino com quase 52 mil cabeças, segundo dados do Sistema de Gestão Agropecuária do Estado do Pará (Sigeagro).
A Feicorte acontece até o dia 23 de novembro, no Parque de Exposições Jacob Tosello, em Presidente Prudente, São Paulo. O evento retorna depois de 10 anos, com grandes debates importantes para o setor, incentivando a produção pecuária no país.