Belém será cidade anfitriã do Prêmio BRAZTOA de Sustentabilidade 2025
Iniciativa reconhece as melhores práticas do setor turístico voltadas à responsabilidade social e ao desenvolvimento sustentável
Belém desponta a cada dia como palco de debates globais sobre meio ambiente e questões climáticas. No mesmo ano em que será a sede mundial da COP-30, a capital paraense foi escolhida para ser a cidade anfitriã da entrega do Prêmio BRAZTOA de Sustentabilidade 2025.
O prêmio celebra as melhores práticas do setor turístico voltadas à responsabilidade social e ao desenvolvimento sustentável. Em sua trajetória de valorização da sustentabilidade, a premiação reconhece projetos que promovam ações responsáveis com impacto positivo nas comunidades e no meio ambiente.
A edição de 2025, que coincide com a realização da COP 30, terá como foco reconhecer iniciativas sustentáveis no turismo, promover a Amazônia e valorizar a cultura local. O prêmio, pioneiro no mundo a receber a chancela da Organização Mundial do Turismo (OMT), conta ainda com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e da Embratur.
Para Marina Figueiredo, presidente da BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), o evento será uma vitrine global para a Amazônia, integrando o turismo às diretrizes de sustentabilidade.
“Este evento não apenas celebra iniciativas inovadoras que estão transformando o setor, mas também fomenta uma rica troca de conhecimento ao reunir líderes, autoridades, especialistas e o trade local em prol de um turismo mais responsável e regenerativo. É uma vitrine para destacar o potencial da Amazônia e ressaltar a importância de uma abordagem cuidadosa e responsável para com seu patrimônio ambiental e cultural. Essa união valoriza as iniciativas locais e consolida o papel do turismo brasileiro nas discussões e ações de sustentabilidade mundial” destaca a executiva da BRAZTOA.
O anúncio de Belém como sede da premiação foi feito durante a 12ª edição da premiação em Gramado (RS). Na edição deste ano a Vida Caboca Experiências do Pará recebeu menção honrosa na categoria Experiência/Produto com a iniciativa “Bioeconomia do Cacau e do Chocolate”. O secretário de Turismo do Pará, Eduardo Costa, destacou a oportunidade de mostrar as riquezas da região e fortalecer iniciativas locais.
"É com imensa satisfação que recebemos a notícia de que Belém será a cidade anfitriã do Prêmio BRAZTOA de Sustentabilidade em 2025. Essa escolha é um reconhecimento do potencial que nossa capital possui em promover o turismo sustentável e responsável. Estamos comprometidos em mostrar ao Brasil e ao mundo as belezas naturais, a rica cultura e a diversidade de experiências que Belém e o estado do Pará têm a oferecer. É uma oportunidade única para fortalecer parcerias e atrair investimentos, além de posicionar Belém como um exemplo de inovação e liderança em sustentabilidade no setor turístico”, afirma a liderança do turismo paraense.
A parceria promete trazer resultados positivos não apenas para o fortalecimento do turismo sustentável, mas também para destacar o potencial de Belém como exemplo de inovação, sustentabilidade e posicionamento nacional perante a agenda climática e ambiental. Os projetos vencedores recebem visibilidade em todo o país, além de serem exemplo para que outras empresas e destinos adotem práticas similares.
A premiação é dividida em diversas categorias, incluindo operadoras de turismo, meios de hospedagem, agências de viagens, destinos e projetos de impacto. Entre os critérios de avaliação estão a originalidade da iniciativa, o impacto social, econômico e ambiental, e a replicabilidade das ações em outras localidades.
Além da entrega dos prêmios, o evento promove um espaço para o intercâmbio de experiências e para a disseminação de práticas sustentáveis, alinhadas com as diretrizes globais de turismo responsável. Ao longo dos anos, o Prêmio BRAZTOA de Sustentabilidade tornou-se referência nacional e internacional, atraindo a atenção de empresas, profissionais e instituições comprometidos com um turismo ético e consciente.
A BRAZTOA reúne operadoras de turismo e parceiros – de negócios e institucionais. Em 2023, as operadoras associadas à BRAZTOA faturaram R$ 19,24 bilhões e embarcaram 11,8 milhões de passageiros durante todo o ano.
Para mais informações sobre os projetos premiados e as próximas edições, acesse o site oficial da Braztoa (http://www.braztoa.org.br).