Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Com mais de 17 mil atendimentos em 2024, HRPL destaca os serviços de terapia ocupacional e fisioterapia

As especialidades desempenham papéis essenciais na equipe multiprofissional, no cuidado integral à saúde, contribuindo para a recuperação, reabilitação e melhoria da qualidade de vida dos pacientes

Por Governo do Pará (SECOM)
18/11/2024 13h53

Referência para várias especialidades junto aos usuários do nordeste paraense, o Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, se destaca também na terapia ocupacional e fisioterapia, ambas desempenham papéis essenciais na equipe multiprofissional, no cuidado integral à saúde, contribuindo para a recuperação, reabilitação e melhoria da qualidade de vida dos pacientes. Com o compromisso de oferecer uma assistência cada vez mais completa, a unidade hospitalar, entre janeiro e outubro de 2024, já realizaram mais de 17 mil atendimentos, reforçando sua importância no suporte à saúde da população. 

A terapeuta ocupacional da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HRPL, Adria Botelho, ressalta que o terapeuta ocupacional é o profissional capacitado para atender às necessidades relacionadas à ocupação humana. Segundo ela, o terapeuta ocupacional é o responsável por avaliar as habilidades remanescentes e trabalhar na reabilitação dos componentes de desempenho que permitem ao indivíduo desenvolver suas atividades com autonomia e independência. Sempre respeitando a individualidade de cada paciente, o objetivo principal é promover o engajamento ocupacional, seja nas enfermarias ou nas UTIs. 

"Como seres ocupacionais, quando alguma enfermidade nos acomete e necessitamos de atendimento hospitalar, há uma ruptura na nossa rotina, nos tornamos dependentes para nossas atividades de vida diária e ainda muitas vezes perdemos nossa autonomia. Sendo assim, o paciente hospitalizado necessita de promoção de autonomia e independência nas suas ocupações, bem como em prevenção de lesões que no futuro os impeçam de realizar suas tarefas diárias", informou. 

Ingreti Cabral, fisioterapeuta da UTI do Regional do Leste, explica que, os fisioterapeutas são os principais profissionais conhecidos por possuir a atuação privativa na reabilitação, no desenvolvimento, como também na conservação da capacidade física do paciente. "Temos um olhar esperançoso, mesmo em meio às situações tão críticas que encontramos dentro da UTI. Mediante ao desconforto, encontramos espaço e olhamos as possibilidades. Reverter o que antes parecia impossível de ser alcançado novamente. Enxergar que, em cada mínima evolução, ali existe uma conquista. Ver retornar um sorriso e a vontade de viver não tem preço!", finalizou. 

Aprovação - Maria Bandeira, de 60 anos, que recebeu o atendimento por fisioterapia e terapia ocupacional, comenta que está satisfeita com assistência recebida. "Tem sido muito bom o atendimento, as profissionais me dão total atenção e suporte durante as sessões. Os profissionais do hospital são ótimos e gentis, todos me passam muita segurança durante o atendimento", pontuou a aposentada. 

Dados - De janeiro a outubro deste ano, o Regional do Leste promoveu 16.636 procedimentos de fisioterapia e 1.024 de terapia ocupacional, totalizando 17.660 atendimentos. 

O Hospital Regional Público do Leste integra a rede de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Diretrizes, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O HRPL fica localizado na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelo telefone: 0800 5803291.


Texto: Pedro Amorim