Mangal das Garças oferece oficina ecológica e falcoaria na programação infantil
Com entrada franca, as crianças participarão de atividades dos projetos Ecoarte e Momento Ecozoo
Um dia de diversão no Parque Zoobotânico Mangal das Garças, em Belém, espera pelo público no próximo domingo (17). A tradicional programação infantil inclui o Projeto Ecoarte, que oferecerá oficina de confecção de pulseiras ecológicas, e também o Momento Ecozoo, com apresentação de falcoaria. O evento começará às 9h, com participação gratuita.
O dia começará com o Momento Ecozoo, realizado uma vez por mês, com apresentação da falcoaria com o gavião Alba. Desde 2020, o Mangal das Garças desenvolve um importante trabalho de acolhimento e recuperação de aves de rapina, que chegam ao local por meio de órgãos ambientais. Muitas dessas aves não possuem mais condições de sobreviver na natureza.Crianças se divertem, exercitam a criatividade e estreitam o contato com a natureza amazônica
“A falcoaria aqui no Parque começou de forma mais estruturada em 2020, com a chegada da Olívia, a primeira coruja Murucututu. Desde então, a prática foi se desenvolvendo aos poucos, atendendo a uma necessidade crescente, já que há um número elevado de acidentes com aves de rapina no Pará. Muitas aves chegam ao Parque feridas ou órfãs, e a falcoaria tem se mostrado uma excelente ferramenta para trabalhar com elas, proporcionando uma forma de exercício e de resgatar comportamentos naturais. Além disso, a falcoaria tem um grande potencial como instrumento de educação ambiental, permitindo que o público se envolva e aprenda sobre essas aves e seus comportamentos”, informou Camilo Gonzalez, veterinário do Parque.Olívia, a primeira coruja Murucututu do Parque, é uma das atrações
Animação - Após a apresentação da Alba, as crianças continuarão o dia de lazer com as oficinas do Ecoarte. O Clube da Animação vai auxiliar as crianças na produção de pulseiras ecológicas com caroços de coquinhos e de açaí. A atividade artesanal visa despertar o lado criativo, além de contribuir para o desenvolvimento da coordenação motora, concentração e imaginação.
O Ecozoo e o Ecoarte têm como objetivo principal fomentar educação ambiental de forma lúdica e participativa, criando uma relação saudável e de respeito entre crianças e o meio ambiente.
A programação é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), e Organização Social Pará 2000, que administra o Mangal das Garças.
Além dos projetos infantis, o Parque Zoobotânico possui uma programação diária:
8h30 – Alimentação das iguanas
9h – Passeio mini rapinante (terça a sexta-feira)
10h – Soltura das borboletas (consultar previamente na bilheteria)
10h15 – Alimentação de tartarugas
10h30 – Atividade de falcoaria
11h – Alimentação das garças
15h – Alimentação das garças
17h – Passeio com as corujas (terça a sexta-feira)
17h30 – Alimentação das garças
Serviço: Projetos Ecozoo e Ecoarte – Falcoaria e Oficina de Pulseiras. Domingo (17 de novembro), às 9h, no Parque Mangal das Garças - Rua Carneiro da Rocha, s/n, bairro Cidade Velha. Entrada franca.
Texto: Bianca Portela - Ascom/OS Pará 2000