COP 29: Estados da Amazônia e Instituto Internacional avançam em cooperação para agricultura sustentável
Em Baku, o presidente do Consórcio Amazônia Legal, o governador Helder Barbalho oficializou a parceria com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) nesta quarta-feira (13)
Nesta quarta-feira (13), o presidente do Consórcio Amazônia Legal e governador do Pará, Helder Barbalho, e o diretor Geral do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Manuel Otero, firmaram um acordo de cooperação técnica para desenvolvimento e implementação de políticas públicas voltadas à agricultura sustentável no bioma amazônico.
O documento foi assinado durante agenda oficial no segundo dia da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 29), que acontece em Baku, no Azerbaijão, e prevê, entre outros pontos, a promoção do aperfeiçoamento de políticas públicas voltadas para agricultura, segurança alimentar, inovação tecnológica, além de gestão sustentável dos recursos naturais, fortalecimentos da agricultura familiar e empoderamento das mulheres.
“O acordo que acabamos de assinar fortalece a parceria e significa que vamos levar no ano que vem todos os ministros da agricultura da região das Américas para Belém, onde vamos discutir os temas da agricultura e a relação com o meio ambiente”, comemorou o diretor geral do IICA, Manuel Otero.
“O acordo também vai fortalecer as ações para promover uma economia verde, cadeias produtivas mais sustentáveis, uma economia verde em geral e sempre focada em sustentabilidade, além de bioeconomia. Esses são os principais temas que vamos transformar nesse documento nas ações concretas”, completou.
Em encontro com membros do IICA, na última terça-feira (13), Helder Barbalho destacou a importância das ações parceiras envolverem o maior número de produtores, em especial, da agricultura familiar. Barbalho também ponderou a urgência de uma transição que considere a realidade amazônica, onde o uso da terra é responsável por mais de 90% das emissões de carbono do Pará.
“Quando os países falam de transição, eles focam em transporte e indústria. Nossa questão principal é o uso da terra”, afirmou o chefe do Executivo paraense, ressaltando que a parceria com o IICA é essencial para encontrar soluções sustentáveis que conciliam produção e preservação na Amazônia.
Amazônia Legal - O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal é formado por nove Estados, que ocupam 59% do território brasileiro e abrigam mais de 29,3 milhões de pessoas.
Sua missão é acelerar o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal de forma integrada e cooperativa, considerando as oportunidades e os desafios regionais. O Consórcio visa ser referência global em articulação, estratégia e governança, para transformar a Amazônia Legal em uma região competitiva, integrada e sustentável até 2030.
IICA - O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) é um organismo internacional especializado em agricultura do Sistema Interamericano com 80 anos de existência institucional, cuja missão é estimular, promover e apoiar os esforços dos membros para alcançar seu desenvolvimento agrícola e o bem-estar rural por meio da cooperação técnica internacional de excelência.