Polícia Civil do Pará participa da 'Gincana Cidadã: Todos Doando Sangue em Belém'
Iniciativa da Fundação Hemopa incentiva a doação de sangue entre o funcionalismo público
Desde o dia 1 e até 25 de novembro, a Polícia Civil vai participar da 7ª Edição da “Gincana Instituição Cidadã: Todos Doando Sangue”. Uma campanha promovida pela Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) que está percorrendo as unidades da instituição.
A Gincana promove uma concorrência saudável e solidária entre as instituições públicas estaduais, e vai certificar as três primeiras com o maior número de doadores voluntários encaminhados para a doação de sangue na Fundação Hemopa. Quem participa da ação pela Polícia Civil, ao chegar ao Hemopa, deve informar o código 870, que é o código da PC para a soma de pontos dentro da Gincana.
A Fundação Hemopa é a instituição responsável por executar a Política do Sangue no Estado do Pará, construindo técnicas, visando a cobertura Hemoterápica e Hematológica, o suporte a Rede de Transplante de órgãos e tecidos e a campanha encerra no dia 25 de novembro, data em que é comemorado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue.
A ação é destinada aos gestores, servidores, colaboradores e prestadores de serviços, o que inclui todo o quadro funcional da Polícia Civil. O objetivo é obter o máximo de doações de sangue, pelo funcionalismo público.
“A Polícia Civil entende a importância de ações de incentivo como essa, que além de impulsionar a discussão de temas importantes, como a doação de sangue, reforça a abordagem de assuntos ligados à saúde da população. A instituição compreende que a participação dos servidores públicos e agentes de segurança, é fundamental em causas que fortaleçam a confiança da comunidade na PCPA.” pontua o delegado-geral, Walter Resende.
Para ser um doador de sangue, é necessário, ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), pesar acima de 50 kg, estar bem alimentado (não pode estar em jejum), dormir pelo menos 6 h nas 24h anteriores à doação, ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres e apresentar documento de identificação original e com foto.
Quem não poderá doar sangue serão as mulheres em período gestacional, quem está com gripe ou febre há menos de uma semana, quem ingeriu bebidas alcoólicas 12h antes, quem fez tatuagem, pigmentação ou colocou piercing fica inabilitado por 12 meses, quem tomou Coronavac fica inapto por 2 dias e as demais, por 7 dias e quem teve Covid-19 só poderá doar sangue 10 dias após a cura.
A confirmação de participação das instituições, será através do envio da Ficha de Adesão por e-mail: captaç[email protected], onde deve ser informado nome e telefone de algum servidor de referência, para que possamos tratar sobre a doação de sangue.
Para maiores informações, contatar com a Gerência de Captação de Doadores pelos telefones: 3110- 6622/3110-6623/98405-4363.
Confira os locais de Doação:
Hemopa Sede - Entrada da Esquina da travessa Serzedelo Corrêa com a travessa Padre Eutíquio, na Rua dos Caripunas, 2109, no bairro Batista Campos; Shopping Castanheira e Shopping Metrópole. (Segunda a Sábado)
Hemopa Castanheira - Rodovia Br-316, Km 01. (Segunda a Domingo)
Hemopa Metrópole - Rodovia Mário Covas (Segunda a Sábado)