Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Alunos da rede estadual escrevem sobre "Pequenas Corrupções" na redação do simulado do Enem

Por Redação - Agência PA (SECOM)
23/10/2015 18h17

No terceiro dia de realização da 2ª Avaliação Unificada do Ensino Médio, online, organizada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para os estudantes das escolas estaduais que farão prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste sábado (24) e domingo (25), o tema da prova da redação para os alunos foi “Pequenas Corrupções”. A partir do debate em escala nacional acerca do uso indevido de recursos públicos por gestores públicos e privados, os estudantes discorreram sobre atitudes e gestos no cotidiano nas cidades, e também na gestão institucional, que acabam duvidando de determinados valores como a honestidade, sinceridade, alteridade e compromisso social com os cidadãos e com a pátria.

A Avaliação Unificada foi iniciada na quarta-feira (21) como projeto inédito da Seduc, ao englobar provas com 180 questões objetivas acerca dos conteúdos do Enem e mais a prova de redação, corrigida por bancas de professores. Os estudantes responderam perguntas de ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e códigos e matemática, além da redação.

Farão as provas do Enem 2015 mais de 90 mil estudantes de escolas públicas estaduais. A Seduc terá 300 escolas estaduais sediando provas em 74 municípios. No Pará, 849 instituições públicas e particulares de ensino aplicarão o exame, sendo 132 em Belém (das quais 72 escolas estaduais) e 717 no interior do Estado.

Preparação - O processo de preparação dos estudantes das escolas públicas estaduais em Belém e no interior do Estado ao Enem terá novas estratégias em 2016. Essa intenção foi manifestada nesta sexta-feira (23) pela secretária de Estado de Educação, Ana Cláudia Hage. “A cada ano buscamos concretizar novas ações para dinamizar esta preparação ao Enem, como ocorreu em 2015 por meio do Guia do Estudante distribuído nas escolas, aulões por iniciativa de cada escola, aulões do Pro Paz Enem e Seduc, duas etapas de Avaliação Unificada do Ensino Médio, reforço escolar e outras iniciativas. Em 2016 vamos intensificar esse processo com alguns projetos já em elaboração, sempre em parceria com os gestores das escolas nas regiões do Estado”, afirmou a titular da Seduc.

Ações - Entre as ações elencadas para o fortalecimento da preparação ao Enem na rede estadual pública está a renovação de parcerias estratégicas da Seduc com outros órgãos estaduais, prefeituras municipais e empresas parceiras nos municípios, como parte do Pacto pela Educação do Pará.

Outra ação será a adoção de “aulões” preparatórios desde o primeiro semestre em escolas, como é o caso da Escola Estadual de Ensino Médio Visconde de Souza Franco, no bairro do Marco, que este ano fez um projeto piloto neste sentido, atendendo a 380 estudantes em nove turmas do 3º ano.

A Secretaria testou, em 2015, na Avaliação Unificada do Ensino Médio, a correção de redações mediante o uso de um aplicativo específico, nos moldes do Enem. Este piloto foi aplicado na Escola Estadual Benjamin Constant, no bairro do Reduto, e deverá ser utilizado na rede no ano que vem.

A composição de um grupo de professores para atuar especificamente na preparação de estudantes ao exame também será mantida em 2016, bem como a Seduc está atenta a novas metodologias pedagógicas que poderão vir a somar na abordagem dos conteúdos ao longo do ano.