Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ENEM 2024

Transporte público gratuito garante acesso seguro para estudantes do Pará no Enem

No Pará, mais de 247 mil estudantes são esperados para o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (10)

Por Andreia Santo (SECIR)
10/11/2024 13h57

Estudante Letícia Santos: "A gratuidade ajuda, tem gente que não tem condição de pagar o transporte para fazer a prova"No segundo dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, os estudantes aproveitaram novamente o benefício da gratuidade no transporte coletivo, assegurada pelo governo do Pará nos municípios da Região Metropolitana de Belém. Com facilidade e segurança, os candidatos tiveram fácil acesso aos locais de prova, neste domingo (10).

Leticia Santos, 19 anos, estava no local de prova antes das 11h, e disse que não teve dificuldade para pegar o ônibus. “A gratuidade ajuda muito os estudantes porque tem gente que não tem condição de pagar o transporte para ir fazer a prova. Na semana passada, eu vim de carona, mas voltei de ônibus para casa e foi tranquilo. Neste segundo dia, eu já vim de ônibus e não tive dificuldade. Agora estou um pouco nervosa para fazer a prova. É a segunda vez que faço o Enem e espero conseguir passar”, afirmou a estudante, que fez o Enem no Instituto Federal do Pará (IFPA). 

No Pará, mais de 247 mil estudantes são esperados para o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado hoje, das 13h30 às 18h30. Deste total, 75.7398 candidatos são de escolas públicas, representando o maior número entre os estados da região Norte. São 711 locais de prova, distribuídos em 81 municípios paraenses. 

Chellington Souza mora no bairro Castanheira e aprovou a iniciativa do governo do Pará de garantir coletivos gratuitosEstudante de escola pública, Chellington Christian Oliveira de Souza, 16 anos, está no segundo ano do Ensino Médio. Ele foi fazer o Enem para “treinar” e conseguir experiência para o ano que vem. 

“Estou vindo fazer como 'treineiro' para ter mais experiência de como é o Enem. Eu moro no bairro do Castanheira e essa iniciativa do governo de tornar o transporte público gratuito no dia de prova ajuda muito. Porque muitas pessoas deixam de fazer a prova por morar longe e não ter acesso ao dinheiro para conseguir pegar o ônibus ou transporte privado. Eu me preparei bastante o ano todo, estudando, focando, deixando de me divertir para ter um rendimento bom nesse segundo dia de prova”, contou. 

Na primeira prova do Enem 2024, os estudantes responderam a 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e a 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da redação com o tema “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. Neste domingo (10), os alunos vão responder 45 questões de matemática e a outras 45 de Ciências da Natureza (biologia, física e química). 

Segundo o Inep, a divulgação do gabarito das provas do Enem ocorrerá em 20 de novembro e o resultado final será conhecido em 13 de janeiro de 2025.

Raquel Andrade contou que chegou com calma no local de prova: "Foi bem tranquilo pegar o transporte coletivo"Raquel Andrade Saraiva, de 27 anos, estava no local de prova antes do meio-dia e foi de ônibus. Ela optou ir cedo para evitar ansiedade do segundo dia de prova com matérias com as quais não tem afinidade. 

“Foi bem tranquilo pegar o transporte coletivo. No primeiro dia, meu pai me deixou. Agora, ele estava trabalhando e precisei vir de ônibus, mas sem dificuldade. Eu estou um pouco ansiosa, porque a prova tem exatas e não é muito a minha área. Mas espero conseguir um bom resultado”, comentou a estudante que faz o Enem para tentar uma vaga na universidade no curso de Letras ou biblioteconomia.

Daniel Fecury, de 16 anos: "Eu vim de ônibus, e a gratuidade ajuda no deslocamento do estudante no dia da prova"Diferente de Raquel, o adolescente Daniel Fecury, de 16 anos, estava com boa expectativa em relação ao assunto do segundo dia do exame. 

“A minha expectativa é ser melhor que no primeiro. Tenho mais facilidade com exatas e pretendo ser melhor agora. Meu foco não é essa prova do Enem, mas eu quero, como segunda opção, fazer direito. E eu vim de ônibus. E a gratuidade ajuda no deslocamento do estudante no dia da prova. Porque tem gente que não tem condições de pagar o ônibus. E eu não tive dificuldade para pegar o ônibus”, afirmou. 

Segurança - No Pará, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), em conjunto com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), coordena as ações de segurança e logística para a realização das provas do Enem. 

A “Operação Enem 2024” conta ainda com a atuação de mais de 6 mil agentes, mobilizados desde as primeiras horas deste domingo (10) que devem acompanhar a realização das provas, das 13h às 18h. 

A Segup instalou, mais uma vez, a sala de monitoramento no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), de onde também estão interligados os outros Quatorze Centros Integrados Regionais  ativados nas principais Regiões de segurança estadual.