Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ALERTA

Estoque do Hemopa sofre redução antes do feriado

Por Redação - Agência PA (SECOM)
24/10/2015 21h33

Neste sábado, 24, foram coletadas 97 bolsas de sangue provenientes de doações voluntárias feitas na sede e na unidade Castanheira do Hemopa. Esse número está bem abaixo da média considerada ideal para a manutenção do estoque estratégico e atendimento da demanda hospitalar, que é de 200 bolsas.

Por conta dessa retração, a Fundação Hemopa faz um alerta e conclama mais uma vez a sociedade a se mobilizar em prol da doação de sangue, considerando principalmente a proximidade de mais um feriado prolongado, quando o banco de sangue do Hemopa costuma sofrer uma redução de até 50% no número de comparecimentos de voluntários, o que fatalmente compromete o atendimento de centenas de pacientes que precisam de sangue no Estado.

Para Juciara Farias, gerente de captação do Hemopa, há uma necessidade premente de se buscar o maior número de doadores de sangue, seja por meio das campanhas externas, feitas com a colaboração da rede de parceiros, seja com a captação de voluntários para as ações regulares no hemocentro, de forma a garantir o suprimento seguro do estoque para atender a demanda durante o período dos feriados, deste e do próximo final de semana.

Os profissionais da área da saúde que trabalham na rede hospitalar tem sido importantes aliados nesse processo, pela moblização de doadores junto aos acompanhantes e familiares de pacientes. “Trabalhamos 100% com voluntariado, essa grande missão só pode ser cumprida com esforço conjunto. Precisamos que todos assumam a co-responsabilidade com o atendimento da saúde pública, principalmente no que tange à causa da doação de sangue”, ressalta a assistente social.

Um exemplo disto é um grupo de mulheres que pelo segundo ano se mobiliza em torno de ações em apoio à campanha Outubro Rosa, realizada pelas instituições de saúde em todo o País com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Cerca de 50 mulheres de reuniram na Praça da República para distribuir informações, lanches e camisas para incentivar a doação de sangue e cadastro de medula óssea. “O objetivo é estimular as pessoas a virem doar não só em outubro, mas nos outros meses também, pois sabemos que sangue é algo necessário sempre, e essa causa é de todos”, declara a pedagoga Bibi Alves, 62, coordenadora do grupo.

Critérios – Pode doar sangue qualquer pessoa com boa saúde, que tenha entre 16 e 69 anos e pese acima de 50 quilos. É necessário portar documento de identidade original e com foto e estar bem alimentado. O homem pode doar a cada dois meses, e a mulher a cada três. Adolescentes de 16 e 17 anos só podem doar com a autorização dos pais ou de um representante legal.

Funcionamento do Hemopa sede e Castanheira durante o feriado

Dia 26, o expediente para coleta de sangue será, excepcionalmente, de 13h às 18h. No dia 30, não haverá serviço de coleta de sangue. No dia 31, o expediente será normal: de 7h30 às 17h. No dia 2 de novembro, pelo feriado de Finados, não haverá coleta de sangue. A partir do dia 3/11, o serviço será normalizado. No entanto, a Gerência de Captação de Doadores ressalta que o serviço de atendimento transfusional é ininterrupto.

Serviço: A Fundação Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, 2109. A Estação de Coleta Hemopa-Castanheira fica no térreo da passarela Pórtico Metrópole, que dá acesso ao Castanheira Shopping, na BR-316.