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Em Belém, estudantes estaduais expõem desenhos e participam como repórteres em evento internacional sobre a Amazônia

Protagonistas, os estudantes da Secretaria de Estado de Educação do Pará encantaram o público com o talento. Cerca de 300 estudantes estaduais devem participar da programação

Por Elisângela Soares (SEDUC)
07/11/2024 20h12

O segundo dia da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias, realizado nesta quarta-feira (7), contou com a participação ativa de estudantes da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) que, além de participarem do evento, puderam atuar como repórteres por um dia e expôr os desenhos selecionados por meio do concurso “Cores do Futuro”, coordenado pela pasta. Promovida pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), a conferência busca construir uma agenda de ações estruturantes para a Amazônia.

Ao todo, foram expostos 23 desenhos produzidos por estudantes de todo o Pará. As obras estampam as capas dos materiais didáticos do componente curricular inédito no Brasil de Educação Ambiental, Sustentabilidade e Clima, ofertado pela Seduc desde o início do ano letivo de 2024. As artes foram escolhidas no concurso “Cores do Futuro” em 2023 e 2024. Quem esteve presente no evento pôde ver desenhos inspirados em temas como educação ambiental, projeto de vida, sustentabilidade e clima. Além disso, puderam ouvir áudios dos próprios estudantes falando sobre a inspiração para a criação artística. Os desenhos também foram utilizados na identidade visual e em materiais como bolsas e cadernos, entregues aos participantes da programação. 

A Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias ocorre nos dias 6, 7 e 8 de novembro e conta com a participação de cerca de 300 estudantes estaduais da Região Metropolitana de Belém.

Para o secretário de Educação do Pará, Rossieli Soares, o momento é muito significativo para a rede pública estadual de ensino e destaca o protagonismo dos estudantes. “Contar com materiais didáticos regionalizados é fundamental para o desenvolvimento pedagógico dos nossos estudantes, porque é a partir de exemplos relacionados à cultura local, à vegetação, à culinária, aos costumes do próprio povo que nossos estudantes conseguem aprender com maior facilidade os conteúdos apresentados. Ter a participação deles na construção das capas eleva os materiais, gerando maior identificação, além de estimular o talento das nossas crianças e jovens. Ainda tivemos estudantes elevando o protagonismo juvenil ao atuarem como Aluno Repórter no evento. Participar da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias é mais uma forma de potencializar a dedicação e os resultados de cada um deles", observou o secretário de Estado de Educação do Pará, Rossieli Soares.

A estudante Ágahta Shai, que cursa o 7° ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Oneide de Souza Tavares, em Ananindeua, não escondeu a satisfação de ver seu desenho exposto para centenas de pessoas. Segundo ela, a experiência vai ficar marcada para sempre. “Para mim, foi algo bem diferente, novo, eu nunca tinha passado por isso antes porque dar entrevistas, olhar as pessoas vendo meu desenho, eu não esperava ser reconhecida assim, porque eu desenhava por diversão, nunca imaginei isso, mas estou muito feliz. Isso significa muito para mim, significa que o meu esforço valeu a pena, tudo que eu treinei valeu a pena, não desistir valeu a pena. Antes eu ficava me comparando, ficava querendo mudar para agradar aos outros, mas agora não, eu me sinto muito feliz, muito feliz mesmo”, descreveu empolgada. 

Estudantes repórteres - Dez estudantes de cinco escolas estaduais da capital paraense e da da Região Metropolitana de Belém (RMB) atuaram como repórteres durante a conferência. Para eles, a experiência foi enriquecedora, como conta a estudante da 2ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Albanízia de Oliveira Lima, em Belém, Ana Elisa Quintela. “Eu achei a experiência super legal, foi muito diferente. A gente conheceu muita gente nova, muitas autoridades também que a gente não esperava conhecer. Então a gente entrevistou, conheceu muito mais sobre o evento, viu como a economia sustentável deve fazer parte do nosso cotidiano aqui na Amazônia, aqui no Pará. E eu achei isso bem legal, foi muito bom eles terem nos convidado para fazer parte disso tudo. Não só a gente que tá como repórter hoje, mas também os outros estudantes das outras escolas que vieram”, disse.

O estudante Marcos Alexandre, da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Dr. Otávio Meira, localizada em Benevides, quer trabalhar com comunicação e revela que estar como repórter na Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias foi um grande incentivo para seguir na área. “Essa experiência, principalmente para mim, que quero trabalhar com comunicação, foi muito importante. Tivemos muitas experiências boas, experiências na área de comunicação, mas ao mesmo tempo aprendendo sobre o meio ambiente, sobre as mudanças climáticas, algo que é muito necessário até porque a COP 30 vem aí e a gente fica muito feliz em perceber que o que a gente está aprendendo da escola, nós podemos começar a entender fora da escola também. É um aprendizado que vou levar para a vida, foi maravilhoso”, contou o estudante. 

Segundo o coordenador de Educação Ambiental da Seduc, Mauro Tavares, é extremamente importante e oportuno envolver os estudantes estaduais nos debates sobre mudanças climáticas, sustentabilidade e meio ambiente. “Nesse momento em que a gente vive a necessidade de debater, de ter discussões sobre as mudanças climáticas, sobre repensar e, além disso, de colocar em prática essa discussão, ter esse momento, ter essa oportunidade de trazer esses alunos para essa imersão, para esse debate que eu qualifico aqui de alto nível, com pesquisadores, com diversos setores da sociedade que estão diretamente envolvidos com esse processo e você proporcionar isso para os nossos estudantes, de eles terem esse contato, de participarem dessa discussão, de vivenciar esse momento, é incrível. São duas grandes oportunidades: uma é expor esse trabalho belíssimo, que são os desenhos do concurso ‘Cores do Futuro’, um projeto desenvolvido pela Seduc, e também, a gente não pode deixar de falar, que eles estão vindo para cá também com esse papel de protagonistas, ou seja, além de expositores, esses alunos vieram para cá participando desse processo, tanto na exposição, tanto fazendo parte da platéia, mas também sendo alunos repórteres, ou seja, mostrando aí todo o potencial desses nossos jovens da nossa rede estadual”, ponderou.

Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias 

Para avançar e fortalecer as soluções que conciliem o desenvolvimento econômico, a redução das desigualdades e a conservação das florestas e da sociobiodiversidade, o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), academia e diferentes setores da economia se reúnem em Belém para a Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias, evento que, entre os dias 6, 7 e 8 de novembro, promove apresentações, debates e exposições de negócios, com a participação de autoridades, especialistas, investidores, organizações e lideranças que têm atuado com o tema na Amazônia.

Texto: Fernanda Cavalcante - Ascom Seduc