Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SOLIDARIEDADE

Hospital de Clínicas Gaspar Vianna realiza campanha de doação de sangue

Quase 400 bolsas de sangue foram coletadas em apenas dois dias de ação

Por Lucila Pereira (HC)
07/11/2024 14h53

O Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC), em Belém, promoveu nos dias 5 e 6, a 37ª Campanha de Doação de Sangue, com o tema "Salve vidas hoje, salve vidas sempre". A ação contou com uma gincana interna entre os torcedores dos times paraenses Remo e Paysandu, na qual servidores, familiares e público externo puderam vestir a camisa e participar dessa disputa de solidariedade. O evento contou também com a presença dos mascotes dos clubes, apresentação musical, dança e distribuição de comidas típicas para os doadores. 

"Essa campanha é uma das nossas ações desenvolvidas. É um trabalho constante de conscientização da sociedade sobre a importância da manutenção do estoque do Hemopa que garante o fornecimento aos nossos pacientes que tanto dependem do sangue para realização de procedimentos cirúrgicos, por exemplo. Estamos otimistas", afirmou a presidente da comissão de captação de sangue do HC, Aline Rodrigues. 

No primeiro dia de campanha, as crianças da classe hospitalar do HC participaram de um momento especial, no qual distribuíram cartas agradecendo a iniciativa dos doadores de sangue. 

Para a acadêmica de enfermagem Ketlen Laise Pamplona, 26 anos, doar sangue pela primeira vez foi uma oportunidade de ajudar os pacientes que passam por cirurgias no HC. "O sentimento é de felicidade porque eu vou ter a oportunidade de ajudar outras pessoas que precisam", afirmou. 

A técnica em educação física Elisa Regina Oliveira soube da campanha por meio do site do HC. "É muito gratificante poder ter essa possibilidade de doar sangue para as pessoas que precisam", falou.

Critérios para doação:

- Ter idade entre 16 e 69 anos, (menores de 18 anos devem apresentar consentimento formal do responsável legal);

- Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos;

- Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (carteira de identidade, carteira nacional de habilitação (CNH), carteira de trabalho, passaporte, registro nacional de estrangeiro, certificado de reservista e carteira profissional emitida por classe). São aceitos documentos digitais com foto;

- Pesar no mínimo 50 kg;

- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;

- Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas, e

- Estar em boas condições de saúde.

 Texto: Kelly Barros (Ascom HC)