Hospital Abelardo Santos forma terceira turma de cuidadores de idosos
Em Belém, curso ofereceu formação teórica e prática com foco na qualificação profissional para cuidados humanizados aos idosos
O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), em Belém, concluiu, nesta sexta-feira (1º), a terceira turma do Curso Teórico e Prático de Cuidador de Idosos. Ao todo, 30 alunos participaram da capacitação conduzida por profissionais de saúde da própria unidade, abordando temas como aspectos psicológicos no cuidado, fisioterapia, promoção da saúde, Estatuto da Pessoa Idosa, entre outros.
Desenvolvido pela Comissão de Humanização (CH) do HRAS, com apoio do Núcleo de Educação Permanente (NEP) e de setores administrativos e assistenciais, o treinamento ocorre anualmente e é disponibilizado gratuitamente para as comunidades e ilhas próximas ao hospital. O objetivo central é capacitar, qualificar e prover conhecimentos para pessoas interessadas em se profissionalizar como cuidadoras de idosos.
“Pensamos em um curso que integrasse profissionais qualificados do ‘Abelardo Santos’, como a equipe multidisciplinar, composta por especialidades como enfermagem, medicina, fisioterapia, terapia ocupacional, serviço social, psicologia e nutrição. Certamente, os participantes sairão prontos para os desafios do mercado de trabalho”, garantiu Suzane Gonzaga, supervisora de humanização.
Ao final da capacitação, que teve duração de cinco dias, cada aluno recebeu um certificado de conclusão. “Agora, após esse 'intensivão', esses novos profissionais saem com domínio técnico e científico sobre o assunto, além de uma visão crítica, postura empreendedora, sustentável e colaborativa, permitindo que ofereçam um atendimento de qualidade e humanizado”, acrescentou Suzane.
Oportunidades
O cuidador de idoso é o profissional responsável por assegurar o bem-estar da pessoa idosa, cuidando de aspectos como higiene, conforto, lazer, alimentação, mobilidade e saúde. Sua atuação busca garantir a integridade física, emocional e social do assistido. Além disso, o cuidador promove a inclusão e facilita a interação entre o paciente, seus familiares e a equipe de profissionais da saúde.
Ana Betânia Pereira, 54 anos, foi uma das participantes do curso. Para ela, a iniciativa será fundamental para aprimorar suas técnicas de cuidado e representa uma boa oportunidade de melhorar o currículo. “Carro o lema de que: ‘conhecimento nunca é o bastante’, ainda mais sendo de graça. Precisamos sempre nos atualizar para nos destacar nessa área, e o Abelardo Santos nos deu essa oportunidade”.
Para Naila Santos, 37 anos, a capacitação trouxe esperança para conquistar um futuro emprego. “Após esse curso, sinto que estou preparado para atuar como cuidador. Sempre gostei de cuidar de pessoas e, agora, com todos os ensinamentos que recebi, vejo a oportunidade de fazer a diferença nessa área. Estou otimista e tenho a certeza que em breve estarei atuando com excelência”, pontuou.
Aline Oliveira, diretora-geral do HRAS, destaca que o curso oferece oportunidade de crescimento profissional e, consequentemente, de renda extra. “Sabemos da importância da capacitação para a geração de emprego e renda. Por meio desta iniciativa, o ‘Abelardo Santos’ e o Instituto Mais Saúde reforçam o compromisso com a formação, mas não só isso, de um serviço a mais à população”, afirmou.
HRAS
O Hospital Abelardo Santos é a maior unidade pública do Governo do Pará. A instituição é administrada pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Conta com um serviço de pediatria de urgência e emergência, além de leitos clínicos.
A unidade é referência no atendimento à mulher e à criança, em quatro frentes pediátricas: pronto-socorro, cirurgia, internação clínica e Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além do acolhimento nas Unidades de Cuidados Intermediários (UCIn). A pediatria do HRAS está estruturada com 10 leitos de UTI, 25 leitos de clínica pediátrica e um pronto-socorro infantil, com atendimento 24 horas.