Concurso de redação sobre mineração divulga alunos vencedores
Já foram selecionados os dez melhores trabalhos de estudantes da rede estadual de ensino, como parte da quarta edição do Concurso de Redação da Mineração, promovido pelo Sindicato das Indústrias Minerais do Pará (Simineral) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). A premiação dos vencedores (estudantes, professores orientadores e diretores de escolas) será no dia 4 de novembro, às 9 horas, na Estação Gasômetro, no Parque da Residência.
Destinado a estudantes e professores orientadores das escolas públicas estaduais, o concurso aborda o tema “Mineração com responsabilidade social – A vida é nossa maior riqueza”. O concurso visa incentivar estudantes do sexto ao nono ano do ensino fundamental e alunos do ensino médio a produzirem textos enfocando a atuação do setor mineral e a responsabilidade desse trabalho com a responsabilidade socioambiental, propiciando ações integradas de desenvolvimento do Estado.
A secretária de Estado de Educação, Ana Cláudia Hage, e o presidente do Simineral, José Fernando Gomes Júnior, acompanharam as etapas do concurso, que tiveram o engajamento dos dirigentes do sindicato e das diretoras de Ensino Fundamental, Marizete Martins, e Ensino Médio da Seduc PA, Clara Yunes. O gênero textual definido para o concurso foi o dissertativo argumentativo.
Vencedores – Na relação dos vencedores do concurso, no ensino fundamental, estão: 1º lugar – aluno: João Emanuel Tenório dos Santos; orientadora: Marlúcia Martins Carneiro, da Escola Pinto Marques; 2º lugar – aluna: Letícia Cabral dos Anjos; orientadora: Josiana Rego Ferreira, da Escola Justo Chermont; 3º lugar – aluno: Edivan da Luz Silveira; orientadora Valquíria Carvalho, da Escola Maria Gabriela Ramos Oliveira; 4º lugar – aluno: Pedro da Silva da Costa; orientadora: Zélia Mônica Lima dos Santos, da Escola Celina Del Tetto; 5º lugar – aluna: Thalita Adriane da Silva Livramento; orientador: Helioneth Daniel Lisboa, da Escola Jorge Lopes Raposo.
No ensino médio, os vencedores são: 1º lugar – aluno: Ernandes Matias do Amaral; orientadora: Solange Maravai, da Escola Waldemar Lindermayer; 2º lugar: aluno: Jonas Cunha da Silva; orientadora: Maira do Socorro da Mata Martins, da Escola Jorge Lopes Raposo; 3º lugar – aluna: Alessandra Sousa da Costa; orientador: Ivo Soares Vieira, da Escola Anexo Professor Basílio de Carvalho; 4º lugar – aluna: Cláudia Aline da Silva Brabo; orientadora: Marlúcia Martins Carneiro, da Escola Pinto Marques; 5º lugar – aluno: Matheus de Lima Guedes; orientadora: Bruna da Costa Luz, da Escola Dom Calábria.