Usina da Paz Cabanagem recebe programação especial em alusão à Semana da Criança e do Adolescente
A iniciativa teve como objetivo a garantia de atendimentos e direitos, com ações integradas de saúde e cidadania voltadas ao público infantil e juvenil.
A Usina da Paz Cabanagem, em Belém, recebeu, nesta quinta-feira, 31, uma programação especial promovida por meio da parceria entre o Governo do Estado e o Ministério Público do Pará, em alusão à 10ª Semana da Criança e do Adolescente. A ação, que teve como tema: "Cultura de Paz na Amazônia: Semeando valores", reuniu famílias do bairro para uma tarde repleta de serviços de saúde e cidadania.
A iniciativa visa garantir atendimentos e direitos para crianças e adolescentes, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Com ações integradas e direcionadas ao público infantojuvenil, o evento disponibilizou à comunidade uma série de serviços como atendimentos médicos e odontológicos, vacinação, emissão de carteiras de identidade (RG), orientação jurídica, além dos serviços de retificação de certidão de nascimento, investigação de paternidade e pensão alimentícia.
A dona de casa Janaína da Silva, de 30 anos, aproveitou a oportunidade para levar a filha Hillary, de 5 anos, para uma consulta com o médico pediatra. Ela também garantiu o primeiro documento de identificação da criança. "Este é o primeiro RG da minha filha, porque é muito difícil conseguir esse documento, mas aqui na usina foi tudo muito rápido. Também consultei ela com o médico e já estou com a receita para os remédios, pois ela está sentindo um incômodo na pele. Essa programação voltada para as crianças está de parabéns", contou.
Garantia de Direitos - Durante o evento, o Procurador-Geral de Justiça do Pará, César Mattar Jr., destacou a importância da união entre instituições e entidades para garantir atendimentos às crianças e adolescentes do Pará. "É fato que precisamos unir os poderes para tentar minorar o impacto das dificuldades que a infância e a juventude ainda enfrentam na nossa cidade, no nosso Estado, no nosso país. É essa união das instituições, dos poderes, que dá força para que a gente continue discutindo e garantindo políticas públicas para a infância e para a juventude, para que, no futuro, possamos comemorar", destacou.
Já a secretária de Estado de Articulação da Cidadania, Elieth de Fátima Braga, parabenizou os participantes pela programação realizada. "As Usinas da Paz são espaços de acolhimento. Um projeto do Governo do Estado que prepara as nossas crianças e adolescentes para o futuro. Parabenizo e agradeço a todos os órgãos que hoje estão aqui na Usina participando deste momento tão importante em que voltamos a nossa atenção para as nossas crianças e jovens".
Reconhecimento- Durante a programação, também houve a distribuição de premiações para os melhores alunos atendidos pelo curso preparatório Pré-Enem de redação disponível nas Usinas da Paz. O reconhecimento foi um estímulo a mais aos jovens que estão se preparando para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio, que terá início no próximo domingo, 3.
Estudante Mayane MarquesA estudante Mayane Marques, 17 anos, estudante do terceiro ano e aluna do curso preparatório da Usipaz Jurunas/Condor, foi uma das premiadas e destacou a importância do reconhecimento. "Essa premiação mostra que todo o trabalho, todo empenho e dedicação que está sendo feita durante as aulas na Usina, está dando certo. Estou muito feliz pelo meu resultado e agradeço aos professores pela ajuda", contou.