Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Seduc e representante do Unicef no Brasil reúnem para alinhar parceria na Conferência Internacional Infantojuvenil, em Belém

Evento é uma iniciativa inovadora do Governo do Pará, executada pela Secretaria de Estado de Educação, para fortalecer o engajamento dos jovens nas questões ambientais e garantir sua participação ativa na COP 30

Por Elisângela Soares (SEDUC)
31/10/2024 17h45

Para alinhar a parceria entre a Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e dialogar sobre a 1st International Child & Youth Conference on Education and Climate Change (1ª Conferência Internacional Infantojuvenil sobre Educação e Mudança do Clima - CYC), com o tema “Reflorestando Mentes”, o secretário de Educação, Rossieli Soares, participou de uma reunião com o representante do Unicef no Brasil, Youssouf Ould Abdel-Jelil, na Casa da ONU, em Belém, nesta quinta-feira (31). 

“A parceria com o Unicef é muito importante, não só nesses temas, mas no combate à evasão de alunos e obviamente mirando colocar a centralidade de crianças e adolescentes na discussão de educação ambiental, para as mudanças climáticas, especialmente no contexto da COP 30, isso é uma construção que precisa ser feita dentro da COP de Baku, dentro dos outros eventos como a CYC, que inclusive o Unicef está nos ajudando e participando junto da construção e, eu quero ressaltar que queremos tanto a disposição quanto pedir que sempre que tiver uma oportunidade a gente possa ter esse diálogo também”, destacou o secretário Rossieli Soares.

Ainda de acordo com ele, a participação efetiva de crianças e adolescentes nos debates sobre sustentabilidade e clima é muito importante. “A nossa agenda está muito ligada à educação e o papel de crianças e adolescentes, a gente entende que tem bastante movimento de jovens, entre 18, 19, 20, 25 anos, até nesse conceito de 30 anos, mas tem muito pouco de crianças e adolescentes com participação mais efetiva, então a gente está tentando construir cada vez mais e o Unicef é super importante para isso”, afirmou o titular da pasta.

Segundo o representante do Unicef no Brasil, Youssouf Ould Abdel-Jelil, a parceria entre Seduc e Unicef está firmada e as ações em prol da educação e de levantar o debate sobre mudanças climáticas entre os estudantes estão sendo trabalhadas. “A parceria com o Unicef está alicerçada, agradeço por isso. Belém e o Pará são importantes para o Unicef, então estamos prontos, tratando dos preparativos para o evento”, afirmou.

Durante sua fala, o secretário de Educação ainda ressaltou as obras de reestruturação que 17 escolas de Belém estão passando para a Conferência das Partes das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas (COP 30), onde servirão como alojamentos durante o evento, marcado para novembro de 2025 em Belém. As obras nas 17 escolas vão adequar as unidades para funcionar no padrão de hostels, com novos banheiros e beliches, criando cerca de 5 mil leitos. A iniciativa representa um investimento de R$ 68 milhões - média de R$ 4 milhões por unidade de ensino. 

CYC - A 1ª Conferência Internacional Infantojuvenil sobre Educação e Mudança do Clima é uma iniciativa inovadora do Governo do Pará, executada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), para fortalecer o engajamento dos jovens nas questões ambientais e garantir sua participação ativa na COP 30 (conferência mundial sobre mudanças climáticas), que ocorrerá em novembro de 2025, em Belém.

O evento é alicerçado em um dos objetivos da Política Pública de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima do Pará, que garante a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a preservação ambiental.

Ao proporcionar um intercâmbio de experiências entre estudantes amazônidas e jovens de diferentes regiões, a CYC pretende estimular a criação de projetos que contribuam para a proteção do planeta. O evento é um marco histórico, que enfatiza a importância da educação ambiental e reafirma o Pará como protagonista nas discussões globais sobre mudanças climáticas.