Em Belém. Escola Técnica Celso Malcher promove evento de empreendedorismo
Evento também contou com feira gastronômica e exposição de projetos do alunado participante.
A Escola técnica Dr. Celso Malcher realizou, nesta quarta feira, 30, o evento promovido por alunos do curso técnico e subsequente de Administração e logística, o “Empreende”. A programação teve palestras com temas voltados a gestão de negócios, gestão socioambiental, desenvolvimento sustentável, planejamento financeiro com foco em abertura de empresas, onde também marcaram presença os coletivos de empreendedores que participaram da programação divulgando seus produtos artesanais. O evento também contou com feira gastronômica e exposição de projetos do alunado participante.
Vanessa Pereira, aluna do segundo ano de administração, expositora do projeto “Logística reversa”, que produziu jogos de tabuleiro com materiais recicláveis, diz que a feira trouxe a oportunidade de mostrar na pratica o aprendizado de sala de aula. “Hoje, trouxemos um trabalho de logística reversa, onde coletamos materiais recicláveis para a fabricação de jogos de tabuleiros, como dama, uno, totó, entre outros. Usamos papelão, caixa de ovo, garrafa pet e canudinho. Eu acredito que a reciclagem agrega no nosso cotidiano, pois evitamos o desperdício e ajudamos o meio ambiental com a reutilização do material” afirma Vanessa.
As palestras ocorreram até o período noturno e ajudaram no complemento extracurricular da comunidade acadêmica. A escola contou com a presença de empresas digitais, organizações da iniciativa privada e publica como Universidade da Amazônia, Banco do Estado do Pará, Banco da Amazônia e Conselho Regional de Administração, além da feira de empreendedorismo com coletivos de artesãs dos bairros da Terra Firme, Guamá e Cabanagem.
Paula Delgado, coordenadora do Projeto “Marias”, coletivo de empreendedoras femininas, diz que participar do evento traz relevância ao trabalho das expositoras, pois há um movimento de visibilidade para o empreendedorismo feminino. “Essa feira vem somar na vida dos alunos, mostrando que empreender é possível e que o estudo é muito importante no processo pois facilita a venda e as rotinas que todo empreendedor precisa saber” diz.
O Aluno do segundo ano de administração, Cleberson Juliano, conta que participar do “Empreende” foi gratificante. “Eu gostei muito, pois tivemos várias palestras. É gratificante poder participar de evento deste porte na escola técnica. Os ensinamentos acadêmicos sobre a área de gestão com certeza vão me ajudar na minha vida profissional como futuro administrador” fala Cleberson.
Para Andrey Rabelo, Diretor e coordenador do projeto, o “Empreende” o trabalho dos alunos dentro dos cursos na área de gestão aprimoraram seus conhecimentos. “O Objetivo é promover esse networking trazendo a experiência dos empreendedores e da comunidade para dentro da sala de aula. Essa iniciativa quer trazer o aluno para esse universo empreendedor e que dentro da formação haja perspectiva de atuação no mercado de trabalho”, pontuou o Diretor.
Texto: Carla Couto