UsiPaz Jurunas/Condor encerra 'Outubro Rosa' com programação especial para mulheres da comunidade
Durante o evento, foram oferecidos gratuitamente atendimentos de saúde em diversas especialidades, como clínica médica, nutrição, odontologia, psicologia, além de encaminhamentos para exames de mamografia e PCCU
Encerrando a programação do "Outubro Rosa", a Usina da Paz Jurunas/Condor, em Belém, realizou, nesta quarta-feira, 30, uma ação especial para conscientizar a população sobre a prevenção e a importância do diagnóstico precoce dos cânceres de mama e colo do útero.
Durante o evento, foram oferecidos gratuitamente atendimentos de saúde em diversas especialidades, como clínica médica, nutrição, odontologia, psicologia, além de encaminhamentos para exames de mamografia e PCCU (preventivo de colo do útero).
A dona de casa Adriana Araújo, de 53 anos, aproveitou a oportunidade e garantiu o encaminhamento para os exames de mamografia e preventivo de colo do útero. "Conseguir esse encaminhamento é muito difícil, principalmente no particular, que é muito caro, e a Usina veio para facilitar esse serviço. O povo precisa desse espaço, dessas ações, nós mulheres também, precisamos sempre estar cuidando da nossa saúde e evitando essas doenças", disse.
Autoestima - Além dos atendimentos de saúde, a programação contou ainda com serviços de estética, como massagem relaxante, auriculoterapia, corte de cabelo, design de sobrancelhas e manicure. A pensionista Carmen Megins, de 70 anos, foi uma das mulheres beneficiadas com os serviços de manicure e design de sobrancelhas. "Estava marcando uma consulta aqui na usina e aproveitei para cuidar da minha autoestima, pois é muito importante cuidar da beleza. Apesar de eu ter 70 anos, eu continuo viva. Eu me sinto ‘quarentona’ e tenho certeza de que muitas mulheres vão se sentir assim após passar por esses serviços de estética", contou.
Outubro Rosa - As programações alusivas ao movimento ocorreram nas Usinas da Paz durante o mês de outubro, promovendo ações educativas, eventos e atividades para informar sobre os fatores de risco, incentivar a realização de exames preventivos, como a mamografia, e apoiar pessoas que enfrentam a doença. A campanha também buscou reforçar a importância do autocuidado e do acesso a tratamentos adequados, aumentando as chances de cura de doenças através da detecção precoce.
Para a secretária de Articulação da Cidadania, Elieth de Fátima Braga, a participação das Usinas da Paz na campanha do Outubro Rosa reforça o compromisso do Governo do Estado com a promoção da saúde e do bem-estar das mulheres. "Esta iniciativa representa um esforço concreto para garantir que os serviços de saúde estejam cada vez mais acessíveis às nossas comunidades. Por meio das Usinas da Paz, estamos levando informação, cuidado e exames preventivos àqueles que mais precisam, principalmente às mulheres", explicou.