Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Pará investe em novo sistema que agiliza atendimento no Ciop

Por Redação - Agência PA (SECOM)
28/10/2015 14h08

A direção do Centro Integrado de Operações (Ciop) reuniu a cúpula de segurança pública do Pará na última terça-feira, 27, na capital paraense, e fez a inauguração oficial do novo sistema tecnológico para controle de ocorrências registradas pelo tridígito 190. É o I/CAD Intergraph/Computer-Aided Dispatch (Despacho Auxiliado por Computador), mesmo sistema usado como referência pela segurança pública nos Estados Unidos. O novo sistema é utilizado, por exemplo, pelas polícias de Nova York e Washington, DC, e conta com alta tecnologia para serviço na área de segurança pública.

Entre as novidades apresentadas, destacam-se o Sistema de Georreferenciamento, que faz imediatamente a relação entre o local da ocorrência e a posição das viaturas; a visualização simultânea com o detalhamento de ocorrências (naturezas); a lista de viaturas (rastro integrado); despacho de guarnições integrado com o monitoramento de câmeras; melhor interatividade via web e intranet, o que garante o funcionamento do sistema também para os Núcleos Integrados de Operações (NIOps) e os Centros de Atendimento e Despachos (CAD) em diversos locais no interior do Estado.

O sistema foi implementado pela multinacional Hexagon Sisgraph, com um investimento de R$ 5,75 milhões do governo do Pará. O I/CAD, que traz melhorias na geração de informações e na comunicação, também servirá como uma espécie de portal online para gerar relatórios estatísticos, mapas, além do dashboards, que é um painel de controle que permite ser customizado para gerar dados estratégicos a todos os órgãos de segurança pública.

Para o coordenador de Telemática do Ciop, major PM Carlos Alexandre da Cruz de Carvalho, as possibilidades do novo sistema trarão diversas melhorias ao serviço de urgência e emergência. “Customizaremos conforme nossas necessidades, como: análise de dados por região, interatividade e facilidade de comunicação com outros sistemas, além do Sistema de Rastro (GPS nas viaturas), integração com o videomonitoramento e o novo Sistema de Missões (tarefas do policiamento ostensivo diariamente)”, explica o oficial.

Para o secretário de estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Jeannot Jansen, essa nova tecnologia permitirá que o atendimento pelo “190” passe a ser mais ágil e mais preciso, ao utilizar os meios necessários para resolver determinada ocorrência. “O sistema permitirá utilizar os meios certos no momento certo. Com isso, será possível mapear o que se chama de mancha criminal com mais celeridade. Os diversos gestores terão relatórios permanentes sobre os locais e horários de maior incidência de ocorrências. Isso é essencial para o gestor. O resultado disso é um melhor atendimento”, garante o secretário.

Treinamento - Após vários estudos, visitas técnicas e pareceres, o projeto para a implantação desse novo software no sistema de atendimento e despacho do Ciop foi aprovado. Então, desde fevereiro de 2015, o Ciop tem organizado mais diretamente a transição do Sistema Integrado de Atendimento ao Público (SIAP) para o I/CAD, com estudos direcionados ao Pará. Em maio, houve a instalação e adaptações técnicas na estrutura do Centro, em Belém. E, em setembro e outubro, técnicos da Sisgraph ministraram treinamentos de 16 horas a usuários do sistema, tanto da capital paraense quanto do interior do Estado, que foram habilitados para uso otimizado da tecnologia.

O software I/CAD, que foi adquirido com uma licença de uso perpétuo, está dimensionado para operar em 22 pontos de atendimentos, 14 pontos de despachos, sistema web para acesso dos núcleos no interior do Pará e com login ilimitado para acesso ao portal de estatísticas mapeadas.

Para o diretor do Ciop, coronel PM Heyder Calderaro Martins, o novo sistema estará interligado com todo o serviço de segurança pública. “Todos os órgãos que integram o sistema de segurança utilizarão esse novo sistema, de forma segura, numa intranet. Isso faz com que todos atuem juntos, pois o objetivo é comum: atuar na área de segurança pública através dos recursos disponíveis, em favor da sociedade”, destacou.

O diretor do Ciop informa que o sistema já está sendo utilizado há duas semanas. “Também existe a expectativa de novas e úteis informações estratégicas geradas a partir dos relatórios e mapas disponíveis, na área de segurança pública”, salienta Calderaro.

I/CAD e Sisgrapgh

A Hexagon Sisgraph é uma empresa representante da Intergraph, no Brasil e em toda a América latina, que desenvolve o software I/CAD, que é um sistema de referência para solução de automação de recursos de segurança pública. Segundo o gerente técnico na área de Segurança Pública na Hexagon Sisgraph no Brasil, Igor Furuko, o sistema I/CAD é referência em gestão pública na área de segurança e funciona em cerca de 20 países, além do Brasil, que já atua com essa tecnologia no Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Ceará, Pernambuco, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Maranhão, Rondônia, Amapá, Sergipe, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e também na segurança dos jogos Pan-americanos.