Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SOLIDARIEDADE

Fundação Hemopa e Sectet mobilizam comunidade escolar para doação de sangue

A campanha, realizada na Escola de Ensino Técnico do Pará Vilhena Alves, em Belém, reuniu alunos, professores e funcionários no ato solidário que salva vidas

Por Governo do Pará (SECOM)
30/10/2024 13h22

Doadora Edneide Lima retribuiu a atenção recebida por sua mãeAo reforçar o compromisso com a saúde pública e parcerias institucionais, a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), junto com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), realizou mais uma ação de incentivo à doação de sangue. A campanha, que ocorreu na Escola de Ensino Técnico do Pará (Eetepa) Vilhena Alves, em Belém, mobilizou a comunidade acadêmica em uma estrutura montada especialmente para o evento, a unidade móvel, recebendo alunos, professores e funcionários da unidade escolar.

A parceria entre Hemopa, Sectet e Escola Vilhena Alves fortalece a responsabilidade social dessas instituições, promovendo a conscientização sobre a importância da doação de sangue. Para a diretora da Eetepa, Vânia Carneiro, a iniciativa está alinhada aos valores da instituição, que incentiva uma cultura de paz, sustentabilidade e bem-estar coletivo. “Quem faz o bem merece o bem. Vimos que os alunos poderiam ser mobilizados, e precisamos preparar essa geração para o futuro, para serem seres humanos melhores, capazes de dar vida. A campanha do Hemopa veio ao encontro do que já pensamos sobre educação e formação”, afirmou a diretora.Sede da Fundação Hemopa, em Belém

Responsabilidade social - A assistente social da Fundação Hemopa, Lilian Bouth, destacou a relevância da ação para sensibilizar a juventude quanto à importância da doação de sangue. “Trazer informação para esses jovens, sensibilizando-os sobre a doação de sangue como uma questão de responsabilidade social e de saúde pública, é mais importante que a captação em si. Agradecemos à direção, coordenação, professores e alunos envolvidos”, disse Lilian Bouth.

Lilian Bouth: sensibilizar a juventudeA pedagoga Edneide Lima também participou da campanha, inspirada pelo apoio que sua mãe recebeu do Hemopa em um momento crítico de saúde. “Me senti importante. Saber que estou salvando outras vidas é uma gratidão imensa”, declarou Edneide, ressaltando a dedicação da equipe do Hemopa em manter os estoques de sangue que atendem a todo o Estado.

Serviço: A Fundação Hemopa reforça que todos os tipos sanguíneos são necessários. Para doar é preciso estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 kg e ter entre 16 e 69 anos. Menores de idade devem estar acompanhados por um responsável legal.

Texto: Beatriz de Nazaré (estagiária), sob supervisão de Aline Seabra - Ascom/Hemopa