Sedeme realiza curso de Organizador Profissional de Ambientes na Usipaz Jurunas/Condor
Iniciativa em parceria com a Seac procura aprimorar habilidades para moradores acessarem o mercado de trabalho com maior qualificação
Ingressar no mercado de trabalho exige que os candidatos possuam qualificação e habilidades técnicas para conquistar a tão sonhada vaga de emprego. Nesse contexto, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), em parceria com a Secretaria de Articulação da Cidadania (Seac), promoveu, na terça-feira (30), na Usina da Paz Jurunas Condor, mais uma oficina de Organizador Profissional de Ambientes: Quarto e Copa.
O curso tem como objetivo aprimorar as habilidades, que incluem técnicas para a organização de ambientes, tornando os espaços mais práticos e funcionais, preparando a comunidade para atender às demandas do mercado e se destacar em suas futuras atuações profissionais. Ao todo, 20 moradores concluíram a oficina, com carga horária de 4 horas-aula, e receberam certificação.
Conceitos básicos de organização, incluindo o planejamento de atividades diárias, a distribuição de serviços, técnicas de conservação e limpeza, maximização do espaço e identificação de itens com base em sua utilidade, foram abordados pela personal organizer Thaís Sá. Durante a oficina, a professora destacou a importância da aplicação dessas técnicas e apresentou métodos voltados para a praticidade e otimização de espaços, especialmente na organização de quartos e copas em estabelecimentos que recebem hóspedes.
Thaís explicou que as técnicas ensinadas durante o curso podem ser aplicadas no dia a dia de cada participante e também podem se tornar um diferencial para aqueles que atuam no mercado como diaristas. “harmonizar os ambientes tem seus benefícios e certamente a melhoria da qualidade de vida é um deles”.
O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, Paulo Bengtson, ressaltou que a Sedeme mantém um cronograma de oficinas no âmbito dos Territórios pela Paz, para fomentar o empreendedorismo, qualificar a mão de obra e permitir que a população tenha acesso às melhores vagas no mercado de trabalho e, consequentemente, a ação também gera empregos e renda para a comunidade.
Entre os cursos ofertados estão: Artesanato em Fibra de Malva Amazônica, Organização Profissional de Ambientes: Quarto e Copa, Gestão de Pessoas na Prática, Empreendedorismo de Qualidade: Criando seu Próprio Negócio, Excelência na Prestação de Serviços e Boas Práticas na Manipulação de Alimentos.
"Estamos concluindo a 5ª turma do curso de Organização Profissional de Ambientes: Quarto e Copa, alcançando mais de 130 pessoas qualificadas para atuar no mercado, especialmente na rede de hotelaria, que demandará profissionais capacitados e familiarizados com o sistema de hospedagem. Isso é essencial para atender às expectativas do público que participará da Conferência das Nações Unidas – COP 30, que acontecerá em Belém, em novembro de 2025", destacou o secretário.
O zelador André Paiva é um dos concluintes do curso. Ele avalia a oficina como uma oportunidade para atuar em outras áreas do mercado e até mesmo conciliar com o trabalho que desempenha no dia a dia. "Posso aplicar as técnicas que adquiri aqui nas minhas atividades, especialmente, quando ocorrem reuniões ou eventos no meu local de trabalho, onde ajudo na organização do ambiente", afirmou.
A cozinheira Jane Patrícia também foi uma das concluintes e relatou sua experiência positiva para o crescimento profissional. "Já concluí vários cursos aqui na Usina da Paz e, como moradora do Jurunas, digo que a Usina veio para mudar a vida da comunidade. Aqui, temos vários cursos gratuitos que têm transformado vidas através do conhecimento", destacou.