Conselho Estadual de Juventude nomeia novo presidente
O Conselho de Juventude do Estado do Pará (Cojuepa) acaba de nomear um novo presidente. Em cerimônia realizada na última terça-feira (27), no auditório da Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), o novo presidente do Cojuepa, Bruno Lopes de Carvalho, foi nomeado junto com mais treze conselheiros titulares e seus suplentes.
Criada em 2006, a entidade atua na consolidação de políticas públicas de Juventude, fomentado por meio de uma parceria entre a Fundação Pro Paz e as Secretarias de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e de Direitos Humanos (Sejudh).
Na cerimônia de posse, o titular da Sejudh, Michell Durans, disse que a reativação do Conselho é uma chance de amenizar problemas sociais como drogas, desemprego e melhorar a educação. “Fazer política pública é um desafio. Fazer política pública para a juventude é um desafio ainda maior. A responsabilidade agora não é mais solitária, e sim, conjunta”, disse o secretário, que também é o vice-presidente do Conselho de Juventude.
Segundo o presidente do Cojuepa, Bruno Carvalho, a prioridade agora é criar um regimento de funcionamento, além de definir funções e responsabilidades para as ações em conjunto. “Vamos articular e incentivar os municípios do Pará a terem seus próprios Conselhos de Juventude. Como consequência, almejamos que na próxima Conferência Estadual de Juventude todos os municípios participem”, torce Bruno Lopes.
Bruno Carvalho, presidente eleito do Cojuepa, destacou a importância da pluralidade regional dos representantes eleitos. “Nós fomos o primeiro conselho do Brasil com caráter deliberativo e propositivo. Antes, os outros conselhos criados, em outros Estados, tinham um caráter meramente fiscalizador. Estamos buscando, cada vez mais interiorizar o conselho, ouvindo a juventude dos 13 municípios do Estado, uma vez que em um Estado com o tamanho do Pará, isto é essencial para que uma boa política de juventude seja criada”, afirmou.
“Durante as conferências regionais de juventude, percorremos as diversas regiões do Pará para ouvir os jovens do Estado e aqui, encontramos um conselho formado por estes jovens, destas regiões, que conhecem as peculiaridades da sua juventude. Comemoramos hoje o empossamento destes jovens que sem dúvidas, vão colaborar com o poder publico, na construção de políticas que atendam as necessidades da categoria em nosso Estado”, finalizou Jorge Bittencourt, presidente da Fundação Pro Paz.
Todo o trabalho contará com a extensa participação das Secretarias de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), de Cultura (Secult), de Educação (Seduc), de Planejamento (Seplan), de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), de Saúde Pública (Sespa), de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Fundação Pro Paz, Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), Núcleo de Articulação e Cidadania (NAC) e entidades representantes da sociedade civil.
Estiveram presentes na nomeação dos membros do Conselho o titular da Seaster, Heitor Pinheiro, representando o Governador do Estado; o presidente da Fundação Pro Paz, Jorge Bittencourt; o presidente da Fasepa, Simão Bastos; o gerente de Juventude da Sejudh, Renato Smith; e a prefeita de Ponta de Pedras, Consuelo Castro.
(Com informações da Fundação Pro Paz)