Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREVENÇÃO

HRPM finaliza 'Outubro Rosa' com a oferta de 450 exames de mamografia à população do Marajó

Os exames serão realizados durante os meses de outubro, novembro e dezembro de 2024

Por Governo do Pará (SECOM)
29/10/2024 17h19

Para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dos cânceres de mama e colo do útero, o Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, realizou ação de educação em saúde na última segunda-feira, 28, direcionada ao público feminino marajoara, que realizou o agendamento de 450 exames de mamografia. A iniciativa, realizada pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do Regional do Marajó contou com a parceria da Coordenação Estadual de Atenção Oncológica da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), aconteceu no Auditório da unidade. Os exames serão realizados durante os meses de outubro, novembro e dezembro de 2024. 

A ação contou com a enfermeira, Joseane Corrêa, como facilitadora da atividade, que teve a participação de 64 mulheres. Ela explica que, o foco do "Outubro Rosa" é educar sobre a importância dos exames preventivos, como o autoexame das mamas e a mamografia, essenciais para identificar precocemente qualquer alteração suspeita.

"Com o diagnóstico precoce, as chances de tratamento bem-sucedido e cura aumentam significativamente. O movimento também o intuito de alertar sobre os fatores de risco e a adoção de hábitos saudáveis como forma de prevenção". 

A profissional acrescenta ainda que os sinais de alerta do câncer uterino incluem sangramentos fora do período menstrual ou após a menopausa, dor durante a relação sexual e corrimento vaginal anormal com odor forte. No caso do câncer de mama, é importante observar a presença de caroços nas mamas ou axilas, alterações no formato ou tamanho dos seios, secreções incomuns nos mamilos e mudanças na pele da mama, como vermelhidão ou pele com aspecto de casca de laranja. Ao perceber qualquer um desses sinais, é fundamental procurar orientação médica para um diagnóstico precoce.

Rita Pereira TrindadeAprovação – Rita Pereira Trindade, de 57 anos, conta que a ação do hospital agradou e que a presença de tantas mulheres reunidas para compartilhar conhecimento foi uma ótima experiência. 

"Eu fiquei muito feliz, todas essas mulheres vieram aqui porque acreditam no trabalho do HRPM. Aprendi bastante e tirei várias dúvidas, a facilitação da enfermeira foi maravilhosa, ela explicou bem detalhadamente, foi ótimo. Consegui ver a felicidade no rosto de cada mulher com as dinâmicas. O hospital é maravilhoso", pontuou a moradora de Breves. 

Prevenção - Durante o evento, foram realizados 203 agendamentos de exames de mamografia, com novos exames disponíveis para marcação, por meio de encaminhamentos e solicitações no Ambulatório do HRPM. 

O HRPM é uma unidade de saúde do governo do Estado, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Hospital presta assistência de média e alta complexidade no sudoeste marajoara, e está localizado na avenida Rio Branco, n.º 1.266, no centro de Breves, no Marajó. Mais informações poderão ser obtidas via telefones: (91) 3783 2140 / 3783 2127.


Texto: Pedro Amorim