Obra do Hospital Materno-Infantil de Marabá conclui 38,23% dos serviços
Construção da nova unidade hospitalar gera 180 postos de trabalho, com o aproveitamento da mão de obra local
A obra de construção do Hospital Materno-Infantil de Marabá alcança 38,23% dos serviços concluídos. A nova unidade hospitalar do governo do Estado, terá a gestão da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e é construída pela Vale.
A fase de fundação já foi totalmente finalizada e, atualmente, os serviços estão na etapa de montagem das estruturas pré-moldadas. O Materno-Infantil de Marabá chega para expandir a assistência à saúde das mães e das crianças na região de Integração Carajás, que abrange 17 municípios. A nova unidade também vai contribuir para a descentralização de serviços de alta e média complexidade.
Os serviços estão com mais de 60% da estrutura pré-moldada montada. Já a estrutura de concreto do hospital fica pronta até o final de novembro. De acordo com Rogério Dias Assis, engenheiro de Implantação, pela Progem, prestadora de serviços da Vale, os próximos passos serão as instalações de dutos de ar-condicionado, instalações elétricas, hidráulicas, hidrossanitárias, e de gás.
Na próxima semana, começam os fechamentos em drywall (as chapas com miolo de gesso), a parte de drenagem e do estacionamento, como também está prevista a montagem da laje de cobertura do bloco de apoio.
"O governador Helder Barbalho segue investindo em saúde em Marabá e por todo o Pará. A Policlínica já está quase pronta para entrega e as obras do Hospital Materno-Infantil de Marabá seguem a todo vapor", afirmou o secretário regional de governo do sul e sudeste do Pará, João Chamon Neto.
Conforme o secretário João Chamon, quando concluída, "a unidade hospitalar vai contribuir sobremaneira na assistência à saúde de mães e crianças, ajudando na descentralização de serviços de média e alta complexidade. Continuamos cuidando de forma permanente da nossa gente”.
Atualmente, a mão de obra local empregada na obra do Hospital Materno-Infantil é de 130 trabalhadores diretos e mais 50 indiretos, totalizando 180 trabalhadores.
Aldenor Alves de Souza é Técnico de Segurança do Trabalho e tem quatro meses na construção do Hospital Materno-Infantil. Para ele, trabalhar na obra é um incentivo e tanto. "Eu espero que esse hospital possa agregar não somente os empregos nessa fase de construção, mas também com relação ao atendimento da saúde em Marabá. Será bom para toda minha família e para a população. É uma satisfação trabalhar aqui", disse ele.
Vale destaca importância da parceria com o governo do Pará
Gerente de Relações Governamentais da Vale, Ana Carolina Alves, afirmou: "para nós, da Vale, é muito importante contribuir com o desenvolvimento socioeconômico e a melhoria da qualidade de vida da população do Estado, por meio de obras, como a do Hospital Materno-Infantil de Marabá", disse ela.
"Atualmente, executamos esta e outras 25 construções em parceria com o governo do Estado, dentro do Programa Estrutura Pará, política pública estadual. A população é beneficiada pelo projeto desde a execução das obras, que geram empregos, impostos e contratação de fornecedores locais. E, quando inaugurados, esses espaços vão promover ações nas áreas de segurança pública, saúde, cidadania, meio ambiente e cultura", reiterou a gerente da Vale.
Estrutura da nova unidade de Saúde - A área total a ser construída da maternidade é de 12.418,30 m², com 135 leitos totais, 86 leitos de enfermaria, 30 leitos de UTI - Unidade de Tratamento Intensivo, 10 leitos de UCI - Unidade de Cuidado Intensivo, cinco leitos de mãe canguru e ainda quatro leitos de isolamento.
O prédio é dividido em quatro pavimentos (subsolo, térreo e quatro pavimentos), no subsolo ficarão os vestiários, circulação vertical, áreas técnicas, hall, manutenção, almoxarifado.
No térreo vão ficar a Emergência, circulação vertical, áreas técnicas, ambulatórios, hall, áreas sociais, diagnóstico, administração. No 1º Pavimento: UTI Neonatal, circulação vertical, áreas técnicas, hall, áreas sociais, UTI adulto, banco de leite, laboratório, áreas de apoio, UTI pediátrica; 2º Pavimento: Centro cirúrgico, circulação vertical, áreas técnicas, Hall, áreas sociais, centro obstétrico, agência transfusional; 3º Pavimento: Clínica pediátrica, circulação vertical, áreas técnicas, hall, áreas sociais e ainda 4º Pavimento: Clínica obstétrica, circulação vertical, áreas técnicas, hall, áreas sociais, refeitório, áreas sociais.