Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Encontro no Hemopa debate os avanços no tratamento da doença falciforme

Por Redação - Agência PA (SECOM)
28/10/2015 17h01

O pequeno Jobert Ribeiro, 7 anos, não teve doença falciforme detectada logo ao nascer. Somente depois de um ano, com idas e vindas em unidades básicas de saúde, ele foi encaminhado para diagnóstico da doença na Fundação Hemopa, onde começou o tratamento. Hoje a mãe do menino, a dona de casa Maria Ester Ribeiro, agradece pela qualidade de vida do filho. Ambos participaram da I Oficina de Autocuidado em Doença Falciforme e do I Encontro Paraense de Pessoas com Doença Falciforme, nesta quarta-feira (28).

Os encontros antecedem o II Workshop de Hemoglobinopatias e Doença Falciforme com Sobrecarga de Ferro: Novas Perspectivas – Transplante de Medula Óssea (TMO), que vai até sexta-feira (30), no auditório do hemocentro. O garoto faz o acompanhamento pelo Hemopa. “Ele está indo muito bem, desde que começou o tratamento e medicação adequada, que vêm influenciando diretamente para a manutenção da qualidade de vida. Mesmo com algumas pequenas restrições, ele melhora a cada dia. Faço questão de participar desses eventos e seguir as orientações, porque é importante para ficar atualizada e cuidar melhor do meu filho”, afirmou Maria Ester.

Para a enfermeira Giseli Cardoso, responsável pela Gerência de Enfermagem do Hemopa, o evento desta quarta foi um sucesso. “Conseguimos atingir o objetivo, provocar maior interação entre as pessoas com doença falciforme, fazendo com que elas se conheçam, sensibilizando para a importância do autocuidado”, afirmou.

A expectativa é que os usuários com atendimento em hematologia participem do workshop para prestigiar todas as atividades relacionadas, tendo em vista que a programação toda é voltada para eles. “Esse evento é inédito no Estado. Os pacientes e acompanhantes tiveram oportunidade de debater e trocar experiências e conhecimentos de assuntos relacionados à inserção deles na sociedade”, explica a enfermeira.

Organizado pela Coordenação de Atendimento Ambulatorial do Hemopa, em parceria com a empresa farmacêutica Novartis, o workshop de Hemoglobinopatias e Doença Falciforme com Sobrecarga de Ferro: Novas Perspectivas – Transplante de Medula Óssea espera a participação de mais de 100 pessoas, entre profissionais, acadêmicos, pacientes e acompanhantes, que assistirão a palestras e mesas redondas, apresentadas por profissionais do Pará e do Brasil, com destaque para a hematologista Belinda Simões, da Universidade de São Paulo, em Ribeirão Preto.

Programação Nesta quinta-feira (29), o ciclo de palestras começa com Cândida Queiroz, que vai falar sobre o Programa Nacional de Hemoglobinopatias, do Ministério da Saúde. A hematologista Belinda Pinto Simões vai debater sobre transplante de medula óssea em pessoas com doença falciforme. Haverá ainda mesa redonda sobre pré e pós Transplante de Medula Óssea, com a assistente social do Hemopa Cristina Santos. Outro tema a ser abordado é a importância da preparação psicológica para o transplante de medula óssea, com a psicóloga do Hemopa Liene Nunes

A programação segue com o tema “Resultados e avaliação com Doppler Transcraniano em Doença Falciforme no Pará”, com Fernando Mendes, neurologista do Hospital João de barros Barreto e a médica e assessora de Ensino e Pesquisa do Hemopa, Socorro Cardoso. “Estudo imunohematológico em hemoglobinopatias” será abordado pela biomédica Regiane Siqueira, da Fundação Hemopa, e “Aconselhamento Genético em hemoglobinopatias”, pelo médico geneticista Luiz Heredero, que atua no laboratório de Genética Humana da Universidade Federal do Pará (UFPA). A programação do dia será encerrada com o tema “A importância da consulta de enfermagem em hemoglobinopatias”, com a gerente de Enfermagem do Hemopa Gisele Cardoso.

Serviço: O ambulatório de pacientes funciona na sede da Fundação Hemopa, na Travessa Padre Eutíquio, 2.109, em Batista Campos, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Mais informações pelo telefone 0800-2808118.