Festival do Abacaxi destaca riqueza cultural e agrícola de Barcarena
Com incentivo do Governo do Estado, evento reúne mais de 50 mil pessoas e reforça protagonismo regional
Promover a cultura agrícola, incentivando as tradições artísticas de Barcarena: este é o principal objetivo do Festival do Abacaxi 2024. A programação cultural começou nesta sexta-feira, 25, e seguirá até domingo, 27. O evento, tombado como patrimônio cultural artístico do Pará pela Lei Estadual nº 7.336, movimenta a cidade com shows de grandes artistas nacionais e locais, além de diversas atividades durante o mês que reforçam o legado histórico e cultural do município.
A 42ª edição do festival acontece no Ecoparque da comunidade do Cafezal e conta com apresentações de artistas como Felipe Amorim, Simone Mendes, Natanzinho e entre outros, além de talentos da região, em espetáculos gratuitos que atraem milhares de visitantes. O evento oferece ainda a oportunidade de degustar diversas iguarias e bebidas preparadas a partir do abacaxi in natura.
O empresário barcarenense Enderson Martins elogiou o evento e ressaltou a importância que o festival tem para a população do município. “É uma oportunidade maravilhosa para nosso comércio. Neste final de semana, estamos recebendo pessoas de outras regiões do Estado e até mesmo do país. Isso, além de valorizar nossa cultura, traz o desenvolvimento da nossa economia, não só em torno da produção do abacaxi, mas para todo o tipo de comércio local", ressaltou.
Além de ser um atrativo turístico, o festival é apoiado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e pela Companhia de Gás do Pará (Gás do Pará), como parte de uma estratégia de fomento à economia e valorização das tradições de Barcarena. A produção de abacaxi no município atinge aproximadamente 700 mil frutos por safra, de acordo com a Prefeitura.
“A Companhia de Gás do Pará trouxe ao Estado uma nova matriz energética, essencial para a descarbonização ambiental e para fortalecer a produtividade e competitividade das indústrias. Esse avanço não só favorece empresas já estabelecidas, como atrai novas, impulsionando a economia e gerando emprego e renda. Com o mesmo compromisso de fortalecer a economia local, a Companhia valoriza a cultura do povo barcarenense, apoiando a tradição do abacaxi e promovendo a economia agrícola", ressalta o diretor presidente da Gás do Pará, Fernando Flexa Ribeiro.
Desde a sua criação, na década de 1970, o Festival do Abacaxi se consolidou como um símbolo cultural de Barcarena. Ao longo dos anos, o evento tem promovido a preservação das práticas agrícolas tradicionais, ao mesmo tempo em que incentiva as manifestações artísticas locais. A edição deste ano encerra uma série de atividades que começaram no início de outubro, reforçando o vínculo da comunidade com suas raízes culturais e produtivas.