Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPORTUNIDADE

Seaster promove feirão de empregos e atende mais de 500 pessoas com novas oportunidades

As vagas disponibilizadas eram para a contratação nos setores de construção civil, serviço e comércio.

Por Camila Santos (SEASTER)
25/10/2024 16h46

Na manhã desta sexta-feira, 25, trabalhadores e trabalhadoras estiveram no Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC), em Belém, em busca de novas oportunidades no mercado de trabalho, em mais uma edição do "Feirão de Empregos". Na ocasião, mais de 500 pessoas foram atendidas.

O evento é promovido pela Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e dispõe de diversos serviços, entre eles o cadastro de trabalhadores no Sistema Nacional de Emprego (SINE), a pesquisa de vagas, entrevistas, consulta ao seguro desemprego e consulta ao PIS. Aqueles que chegavam ao espaço com alguma documentação comprometida, também tinham acesso gratuito à emissão de carteira de trabalho digital, certidão de nascimento, de casamento e óbito, RG e carteira do artesão.

As vagas disponibilizadas eram para a contratação nos setores de construção civil, serviço e comércio.

Flaviane Feitosa, de 37 anos, moradora do bairro da Pratinha, esteve pela primeira vez participando do feirão. Ela, que há dois anos está fora do mercado de trabalho, esteve no espaço em busca de uma vaga na área de vendas. "Eu acho uma iniciativa muito boa para gerar novas oportunidades, até mesmo pelo número de vagas disponíveis, é bem mais fácil para gente se enquadrar em um perfil. Então eu acredito que esse tipo de ação vem para ajudar a sociedade e eu tenho fé que irei conseguir", conta.

Diante da vasta carta de obras em execução na Região Metropolitana de Belém, uma demanda expressiva de mão de obra tem surgido, especialmente na área da construção civil. No feirão, 80% das vagas eram para o trabalho em obras: pedreiro, carpinteiro, serralheiro, ajudante de obra, armador de estrutura metálica, soldador e montador de andaime.

Titular da Seaster, Inocencio Gasparim explica que as vagas são reflexo da movimentação econômica a partir da execução de obras estruturantes, impulsionadas pelo Governo do Estado, em preparação à COP30, que acontecerá em novembro de 2025, na capital paraense.

"Essa foi uma ação extraordinária, no sentido de cumprir com uma demanda reprimida de vagas na área de construção civil. A partir da abertura de novas frentes de trabalho, muitas empresas nos procuraram para o cadastro de novos postos, e hoje viemos disponibilizar essas oportunidades aos trabalhadores que estão em busca dessa inserção no mercado. A Seaster se mantém compromissada em impulsionar a empregabilidade e contribuir nessa intermediação entre o empregado e o empregador. Aqueles que não conseguiram vir até aqui, podem acompanhar, diariamente, os serviços do SINE nas estações cidadania e nas Usinas da Paz", reforçou o Secretário.