Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Sargento da Polícia Militar foi baleado ao impedir assalto

Por Redação - Agência PA (SECOM)
29/10/2015 01h20

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) convocou a Imprensa, nesta quarta-feira (28), para apresentar os primeiros passos da investigação que irá esclarecer a tentativa de homicídio de que foi vítima o sargento da Polícia Militar, Alberto José Rebelo Neves. Foram mostradas aos jornalistas imagens de uma câmera de segurança particular que gravou o momento em que o policial foi baleado.

De acordo com o secretário de Segurança, Jeannot Jansen, o secretário-adjunto de Gestão Operacional Hilton Benigno, o delegado geral da Polícia Civil, Rilmar Firmino, e o Coronel Leão Braga, do Comando de Operações Especiais, que conduziram a coletiva, as imagens demonstram que não houve tentativa de execução do PM. “As imagens deixam claro que, infelizmente, ele foi baleado ao impedir uma tentativa de assalto na casa ao lado de onde estava quando percebeu a movimentação”, afirmou o delegado-geral Rilmar Firmino.

A gravação mostra quando cinco assaltantes chegam em três motocicletas e um automóvel escuro em frente a uma casa localizada à travessa 14 de Março, próximo à avenida Djalma Dutra, no bairro do Telégrafo, às 17h. Aparentemente, eles seguiram o dono da casa, que acabara de chegar, oriundo de uma agência bancária.

O sargento Alberto Neves estava no imóvel ao lado, onde funciona uma loja de películas para automóveis. Ao perceber a movimentação suspeita em frente à casa vizinha, o policial, mesmo de folga, tenta enquadrar os assaltantes, que reagem atirando e fogem.

A gravação mostra que tudo aconteceu muito rápido, em cerca de 3 minutos. Primeiro, passam duas motos e um carro escuro, cujos condutores analisam o cenário e se distanciam para dar fuga aos comparsas. Em seguida, dois homens a pé passam em frente casa, observando-a. Eles voltam e um deles retira o cadeado do portão, que fora deixado aberto.

Ao lado, enquanto acompanhava a colocação de película no seu carro, o sargento Alberto Neves observou a movimentação e, como é um policial treinado para agir nessas situações, ele percebeu que se tratava de um assalto e se posicionou para enquadrar os assaltantes. Um deles reagiu, atirou, o policial caiu ferido e os bandidos fugiram nas motocicletas que os esperavam na esquina.

A Polícia Civil tem outras imagens de câmeras próximas, que estão sendo analisadas na investigação. Diligências já foram feitas no local do crime e em áreas definidas pela investigação preliminar, em busca de suspeitos.

“Não há ligação entre o acontecimento com o sargento Alberto e a morte do soldado Pedroso, ocorrida no domingo (25)”, garante o secretário de Segurança. “É importante mostrar essas imagens a vocês e à sociedade para eliminar a possibilidade de conclusões apressadas, que criam pânico e mais atrapalham do que ajudam as investigações”, acrescentou. “E também para coibir a politização de ocorrências policiais, que infelizmente é uma prática corriqueira de certas pessoas”.

“Temos várias equipes em campo e estamos analisando outras imagens. A investigação certamente nos levará à prisão dos assaltantes que atentaram contra o policial no mais breve tempo possível”, disse o delegado Rilmar Firmino. A Polícia Civil, inclusive, está recebendo informações através do Disque-Denúncia, pelo número 181. O sigilo da identidade é garantido.

O Comandante Geral da PM, Coronel Roberto Campos, destacou a resposta rápida da Polícia Militar. “Todo o apoio foi dado ao sargento Alberto. O comando da Segurança esteve o tempo todo presente no atendimento a ele. Por conta da comoção e da tensão provocada por essa lamentável ocorrência, o policiamento nas ruas foi reforçado com barreiras e rondas”, garantiu.

Boletim Médico - O sargento Alberto Neves permanece internado no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), onde recebe todo tratamento necessário. Ele foi submetido a procedimento cirúrgico na noite de ontem, 28, e o último Boletim Médico divulgado pelo hospital na manhã desta quinta-feira, 29, às 11h, informa que o paciente permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com quadro clínico estável.