Investimentos do Governo do Pará consolidam Belém como capital para grandes eventos
Cidade sede da COP 30, vai receber Copa do Mundo Feminina de Futebol, eliminatórias do Mundial de Basquete Masculino e ‘Festival Amazônia para Sempre’
O governo do Pará muda e transforma Belém em centro de referência para grandes eventos esportivos, culturais e corporativos, desde o ano de 2019, início da atual gestão estadual, com investimentos expressivos em setores estruturais da capital paraense.
A cidade vem se consolidando no cenário internacional com equipamentos modernos e capazes de sediar uma série de eventos de destaque. Com efeito, Belém ganha visibilidade como um dos principais destinos de turismo esportivo e de negócios na região Norte do Brasil.
Ainda, neste ano de 2024, a capital paraense será a sede de dois jogos pelas eliminatórias para a Copa América de Basquete Masculino (AmeriCup 2025), competição que ocorrerá na Nicarágua, ano que vem. Os jogos pelas eliminatórias serão realizados na Arena Guilherme Paraense (Mangueirinho), nos próximos dias 21 e 24 de novembro, quando a Seleção Brasileira vai enfrentar o Uruguai e o Panamá, respectivamente.
Belém é rota de grandes eventos esportivos
“Sem dúvida, grandes eventos chegando, consolidando Belém, consolidando o Pará como rota dos eventos esportivos, para que nós possamos proporcionar e integrar, através do esporte, a comunidade”, destacou o governador Helder Barbalho, no último dia 15 de outubro. Nesse dia, ele anunciou a vinda da Seleção Brasileira de basquete masculino. O governador estava inclusive acompanhado pelo presidente da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), Guy Peixoto.
Para 2025, os destaques são a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 30, marcada para novembro. Mas, Belém também já foi escolhida para receber a final da Supercopa do Brasil, que colocará frente a frente o campeão do Brasileirão e o campeão da Copa do Brasil, em janeiro de 2025.
O jogo do Brasil deve marcar a estreia da competição fora do eixo centro-sul do país. Além disso, a capital paraense será palco das eliminatórias para a Copa do Mundo de Basquete Masculino que ocorre em 2027 e uma das sedes da Copa do Mundo Feminina de Futebol, também em 2027.
Governo estadual investe em estratégias turísticas para atratividade permanente
O governador Helder Barbalho destaca que o planejamento para esses eventos é resultado de uma visão estratégica de longo prazo. “Estamos construindo um calendário que possa permitir com que haja a busca por Belém, a busca pelo Estado do Pará, de forma perene. Que não fique restrita apenas ao Círio de Nazaré ou localizada na COP 30, e sim mensalmente termos grandes eventos na nossa capital”.
O principal palco de eventos esportivos e shows da capital paraense, o estádio do Mangueirão foi modernizado e entregue à população em 2023, e já recebeu a Seleção Brasileira de futebol em jogo pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de Futebol de 2026. Com apoio incondicional dos mais de 48 mil torcedores, a Canarinho venceu os bolivianos por 5 a 1.
A lista de grandes eventos em Belém é admirável. Este ano, a cidade já realizou a Feira Pan-Amazônica do Livro, a maior do Norte do Brasil, que atrai leitores e escritores de todo o país. E, também, recebeu os circuitos regionais e nacionais de artes marciais, o Pré-Olímpico de Basquete Feminino e uma etapa nacional de esportes paralímpicos. Essas competições aconteceram entre o Mangueirão e Mangueirinho.
Grandes Festivais e Tradição Cultural
Belém também é reconhecida por sua tradição cultural. O Círio de Nazaré, maior manifestação religiosa do Brasil, atrai mais de dois milhões de fiéis e turistas durante a quadra nazarena. No mês de junho, o Parárraiá, o maior evento junino da região Norte, reuniu este ano, mais de 500 mil pessoas em uma semana de programação, com shows e apresentações culturais.
Para 2025, a capital paraense será o palco do Festival "Amazônia para Sempre". Uma iniciativa realizada em parceria com os organizadores do Rock in Rio, que trará para a cidade, uma banda internacional de renome. O festival é um marco para a valorização da cultura amazônica e a mobilização ambiental, integrando música e sustentabilidade.
O setor de negócios também se destaca na agenda de eventos de Belém. Em 2024, a cidade recebeu importantes Grupos de Trabalho e Forças-Tarefas da Cúpula do G20, com foco ao turismo, meio ambiente e sustentabilidade, incluindo a Pré-Cúpula do Youth20 (Y20), que ocorreu em junho e reuniu jovens lideranças de diversas partes do mundo. Esses eventos reforçam a capacidade da cidade de sediar encontros internacionais de relevância econômica e política.
Iniciativas do governo do Estado fomentam setor produtivo
O chefe do Executivo estadual, Helder Barbalho, frisa a contribuição desses eventos para a economia paraense. “Estamos garantindo com que o turismo seja gerador de empregos, gerador de renda e de grandes oportunidades ao nosso estado”.
O governador destaca ainda que a agenda de grandes eventos visa não apenas atrair visitantes, mas consolidar Belém como uma capital da Amazônia globalmente reconhecida.
Os investimentos realizados pelo governo do Pará, aliados à recepção de eventos esportivos, culturais e corporativos, colocam Belém no mapa global como um destino estratégico para grandes encontros dentro da Amazônia.
A modernização dos principais equipamentos esportivos e a organização de festivais de entretenimento, de relevância internacional, já estão transformando a capital paraense em um polo dinâmico e vibrante para o turismo e os negócios, o que já imprime um legado duradouro para as futuras gerações.