Sedap e IFPA promovem conhecimentos para ações mais sustentáveis na região Tapajós
Resultados práticos da parceria institucional tem sido compartilhados em eventos, como a Feira de Exposição Agropecuária, entre outros
Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento sustentável dos produtores rurais e o treinamento de estudantes do curso de Engenharia Agronômica, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, IFPA campus Itaituba, vêm atuando em uma parceria que já garantiu a Sedap o reconhecimento com a comenda “Amigo do IFPA”, no ano passado.
Os resultados da parceria foram compartilhados pelos técnicos e estudantes no II Simpósio de Agronomia do IFPA, que ocorre de 23 a 25 de outubro, no campus Itaituba, com o tema: “Agronomia Mais Sustentável no Tapajós”.
Segundo o técnico em agropecuária e coordenador regional da Sedap, no Tapajós, João Paulo Meister, entre as ações estabelecidas pela atuação conjunta das duas instituições, estão a distribuição de mudas de manivas de mandioca para melhorar a produtividade no estado do Pará, juntamente com a análise técnica do IFPA e da Sedap, acompanhada pelos estudantes de agronomia.
“Os trabalhos da Sedap, aqui, no município, funcionam como um laboratório prático para os alunos de agronomia. Por exemplo, nós fizemos um trabalho de competição de cultivares de mandioca, onde, junto com o IFPA, fizemos correção do solo, aplicação de corretivo, adubação e os alunos de agronomia acompanharam todo o processo e depois fizemos a avaliação da produtividade da mandioca e as variedades mais promissoras”, explica João Meister.
O engenheiro agrônomo e coordenador do curso superior em Engenharia Agronômica do IFPA, Campus Itaituba, Jakson Leite, destaca o diferencial dos trabalhos conjuntos na região, para estudos em áreas de produtores rurais e capacitação dos estudantes.
“As duas instituições têm trabalhado em projetos que são feitos diretamente com os produtores. Um levantamento da fertilidade do solo em propriedades de produtores e produtoras rurais em Itaituba foi realizado e também um teste de cultivares de mandioca. Os estudantes do curso de Engenharia Agronômica participam dos projetos, já tendo contato direto com a prática profissional”, ressalta o engenheiro Jackson Leite.
Para a produtora rural do município de Itaituba, Cleane Martins, o trabalho da Sedap e do IFPA foi importante para fazer a análise do solo e garantir a qualidade da plantação. “A gente está nessa área, com 5 hectares, e o IFPA e a Sedap vieram e ajudaram a gente a fazer a análise de solo e foi colocado calcário e gesso. Muito obrigada. A gente ama o que faz e a agricultura está no sangue, porque onde quer que a gente vá, temos que estar plantando”, destaca.
Resultados - Os resultados dos trabalhos realizados são compartilhados em eventos, como a Feira de Exposição Agropecuária, o Show Rural e o Encontro dos Setores Produtivos, realizados nos municípios da região, e também em Simpósios, como o de Agronomia do campus IFPA Itaituba, que está na segunda edição, este ano.
"O simpósio é importante, pois possibilita aos estudantes essa visão geral, macro, de forma integrada, além da troca de conhecimento entre alunos e palestrantes. Também possibilita uma discussão de como que a gente pode se inserir nesse mercado global de forma mais sustentável, um equilíbrio de produção com sustentabilidade ambiental e social”, destaca o coordenador regional da Sedap, João Paulo Meister.