Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PLANO PLURIANUAL

Detran realiza oficinas para orientar servidores na elaboração do PPA

Por Redação - Agência PA (SECOM)
29/10/2015 16h08

A Coordenadoria do Núcleo de Planejamento do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) está realizando o evento denominado “Oficinas para a elaboração do Planejamento Estratégico”, no auditório “João Marques”, na sede do órgão, em Belém, com o objetivo de orientar os setores que integram a instituição nas várias fases de construção do planejamento das ações que serão implementadas nos próximos anos. A atividade segue recomendações técnicas, baseadas em novas metodologias adotadas, que levam em consideração o perfil e as características de cada região do Pará.

Participam das oficinas, servidores da Diretoria de Habilitação de Condutores e Registro de Veículos (DHCRV), Coordenadoria do Núcleo das Ciretrans (CNCIR), Diretoria Técnica Operacional (DTO), Corregedoria, Diretoria de Tecnologia e Informática (DTI), Assessoria de Comunicação e Diretoria Administrativa e Financeira (DAF). Este ano, o trabalho dos técnicos do Detran utiliza o Índice de Progresso Social (IPS), que oferece um enquadramento rico para medir as múltiplas dimensões do progresso social, visando o bem-estar humano, e inclui, entre os seus indicadores, a taxa de mortes no trânsito.

“A necessidade de capacitar os diversos setores do Detran na elaboração do planejamento das ações que serão desenvolvidas nos próximos anos, dentro de critérios e parâmetros técnicos, é importante para otimizar o uso dos recursos disponíveis, com o objetivo principal de garantir que tudo aquilo que a gestão planejou realmente saia do papel e seja viabilizado na prática, na rotina administrativa da instituição. Para 2016, por exemplo, das metas estabelecidas no Plano Plurianual 2016-2019, o Detran participa de seis programas e vinte e duas ações”, frisou o coordenador do Núcleo de Planejamento do Detran, Carlos Valente.

A otimização de recursos permitiu, por exemplo, o equivalente a R$ 28 milhões investidos em tecnologia, apenas em 2015, uma das áreas eleitas como prioridade pelo diretor geral, Nilton Atayde. O investimento possibilitou que o órgão adquirisse diversos equipamentos de última geração, que permitiram hospedar, de forma segura, sistemas utilizados para armazenar o banco de dados da instituição, além de contribuir para o desenvolvimento de novas ferramentas, como o aplicativo “Detran/PA Mobile”.

Ainda de acordo com a área de planejamento do Detran, para o próximo ano já estão garantidos R$ 27 milhões, que serão investidos em novos projetos para a modernização e o avanço do órgão, na capital e interior, como a construção de Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), de acordo com o padrão arquitetônico e de funcionalidade projetado pelo setor de engenharia. Um dos projetos da gestão atual da instituição é a criação de uma identidade visual das Ciretrans, tipo A e B, a exemplo do que já ocorre com as delegacias de Polícia Civil e as Unidades Integradas do Pro Paz (UIPP).