Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

CIIR enfatiza ‘Dia do Cirurgião-Dentista’ com mais de 20 mil procedimentos à PcD  

Por Pallmer Barros (CIIR)
25/10/2024 09h20

Nesta sexta-feira (25), o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, celebra o “Dia do Cirurgião-Dentista e o Dia Nacional da Saúde Bucal”, e ressalta a importância dos cuidados com a higiene oral. O CIIR disponibiliza diversos serviços odontológico à população paraense via Sistema Único de Saúde (SUS). 

De janeiro a setembro deste ano, O CIIR, referência no atendimento a Pessoas com Deficiência (PcD), registrou 20.652 procedimentos odontológicos no Centro Especializado em Odontologia (CEO II), unidade integrante do Complexo de Reabilitação do governo do Pará, administrado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Entre os 3.222 usuários atendidos, está Elias Melo, 9 anos, que, nesta semana, acompanhado dos pais realizou a profilaxia (limpeza dentária). A mãe, Daniele Melo, de 39 anos, destaca a evolução do tratamento do filho e pontua os procedimentos realizados durante os três anos de acompanhamento no Centro.

“Os serviços do CEO II têm ajudado muito no tratamento do meu filho, porque ele tem dificuldade com a escovação, por não gostar. O Elias morde a escova e, por conta desses obstáculos, teve de arrancar um dente que não deu para recuperar. Aqui, ele já fez a limpeza e extração, por conta de uma cárie entre um dente e outro. Hoje, ficamos surpresos com a paciência dele, pois, geralmente, acaba desorganizando, chora e procura chamar atenção durante o atendimento. E como aqui no CIIR a equipe multiprofissional acolhe muito bem as crianças com alguma deficiência, os profissionais sabem que essas situações podem acontecer; são bastante preparados para lidar com os usuários", complementa a mãe do usuário, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Diferencial – O serviço odontológico especializado do CEO II, no CIIR, se destaca por realizar atendimentos a usuários PcD de níveis médios a complexos, por meio de profissionais capacitados, qualificados e experientes no acolhimento a este público, tendo como diferencial, a oferta de atendimentos odontológicos sob anestesia geral para os usuários com demandas e indicações de procedimentos mais delicados, sendo pioneiro no Estado e na região Norte neste tipo de atendimento ambulatorial.

Os principais procedimentos realizados aos usuários vindo dos 144 municípios do Estado são: profilaxia/remoção de placa bacteriana; raspagem corono-radicular; restaurações de várias complexidades; exodontias de dentes decíduos (“dentes de leite”) e permanentes; além de condicionamentos odontológicos, técnicas que fazem o usuário se familiarizar a cada retorno e, consequentemente, se adapte melhor aos atendimentos; aplicação de cariostático; e aplicação de flúor. Ainda, o Centro oferta tratamentos endodônticos (canal) e periodontais, bem como cirurgias mais complexas com a equipe de bucomaxilafaciais, com cirurgias de terceiros molares (sisos).

O cirurgião-dentista Cássio Gonçalves, que atua no CEO II e acompanha o tratamento de saúde bucal de Elias, destaca que o atendimento odontológico em usuários atípicos é um desafio singular referente a cada usuário. Segundo o profissional, o grande diferencial é saber entender as limitações que cada usuário tem e fazer delas uma motivação para buscar uma forma de tratamento em que o usuário se adapte e seja colaborativo em seu tempo e nas suas demandas.

“Deve-se sempre reforçar a cada consulta como está o andamento das orientações dadas, entender as limitações e dificuldades e, juntos com os cuidadores, buscar alternativas viáveis ao tratamento. Durante os serviços odontológicos ofertados aos nossos usuários aqui no CIIR, sempre buscamos um atendimento de excelência, sendo os mais eficientes possíveis nos tratamentos e levando em consideração um atendimento integralizado e multidisciplinar, sendo empáticos e respeitando cada um com sua história de vida e trazendo de volta aquilo que mais pode encantar nas pessoas: o sorriso”, pontuou o especialista em Odontologia para Pessoas com Deficiência (PcD), Cássio Gonçalves.

Situado no Bloco B do CIIR, o Centro Especializado em Odontologia (CEO II) atende usuários de qualquer idade, desde que se enquadre no perfil de deficiência comprovada em laudo médico.

Estrutura - O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS), acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).  

Serviço: O CIIR é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Cetea funciona na Rua Presidente Pernambuco, nº 489, bairro de Batista Campos. O CIIR está instalado na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1000. Mais informações: (91) 4042-2157/ 58 / 59.

*Texto de Tarcísio Barbosa / Ascom CIIR