Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CÍRIO 2015

'Kd a Berlinda?' teve mais de 300 mil acessos durante festividade

Por Redação - Agência PA (SECOM)
29/10/2015 16h28

No quarto ano consecutivo, o aplicativo “Kd a Berlinda?”, desenvolvido pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa), ajudou o paraense a saber a localização da berlinda durante todas as procissões do Círio de Nazaré. O serviço esteve disponível desde a primeira romaria, o traslado para Ananindeua, até o Recírio, na última segunda-feira (26). Foram pouco mais de 305 mil acessos, mostrando a eficácia do aplicativo mobile e do serviço web da empresa.

Desde 2012, o “Kd a Berlinda?” teve o serviço ampliado para atender a todos os cidadãos, independente se estivessem acessando pelo computador ou pelo celular. Este ano, o aplicativo foi disponibilizado para Windows Phone, somando-se às plataformas Android e iOS. “Em 2013 criamos o aplicativo para Android, em 2014 para iOS e esse ano para Windows Phone. Era uma evolução esperada, já que esta era a única plataforma que faltava. Tudo isso para o benefício de qualquer cidadão que queira acompanhar a berlinda”, disse o gerente de Tecnologia e Inovação da Prodepa, Anderson Goés.

Uma outra estatística que mostrou que o “Kd a Berlinda?” é um aplicativo que está se consolidando cada vez mais na cultura do cidadão paraense pode ser vista no site App Annie, que monitora os aplicativos mais baixados dia a dia no país: na categoria Travel & Local, o “Kd a Berlinda?” ficou em 10º lugar no domingo (9), dia do Círio, mostrando o interesse do paraense na manifestação. “As principais cidades que acompanharam a Berlinda durante essas duas semanas foram Belém, Fortaleza, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Ananindeua. Isso mostra que não é somente o paraense presente no estado que acompanha a santa, mas também os fiéis que não podem estar aqui” afirmou Anderson.

Os números do “Kd a Berlinda?” são reflexo do trabalho de uma equipe que contou com cerca de 22 pessoas, desde os desenvolvedores até o suporte técnico e os funcionários que acompanharam as romarias para que não houvessem grandes problemas. “Este é um enorme reconhecimento, já que tivemos cerca de 20 mil acessos em 2012, 100 mil em 2013, 250 mil em 2014 e, este ano, conseguimos alcançar a marca de 305 mil. Se colocar em números, tivemos praticamente um crescimento de 1500% com relação a 2012”, reitera Anderson.

Como serviço de utilidade pública, a ferramenta tem sistema georreferenciado, em que as coordenadas da berlinda são capturadas por GPS em tempo real e transmitidas pela rede 3G para um servidor. Com ele é possível verificar também outras opções de trajeto, o que auxilia o usuário a ir de um ponto a outro, não necessariamente onde a berlinda esteja. No site www.kdaberlinda.pa.gov.br, acessível por qualquer dispositivo móvel ou computador, é possível acompanhar o trajeto percorrido. São usadas aplicações ajustáveis, que se adaptam ao tamanho da tela. A página é acessada com todas as funcionalidades, independente do dispositivo usado, seja computador, tablet ou celular.