Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Inscrições para 2ª turma do "Eixo Formativo" seguem até o dia 30

Capacitação objetiva promover e desenvolver o ensino-aprendizagem aos servidores do Sistema Único de Saúde (SUS) nos 144 municípios do Pará, focando na atenção à saúde e ao cuidado das pessoas com TEA.

Por Pallmer Barros (CIIR)
24/10/2024 14h19

Termina na próxima quarta-feira, 30, as inscrições para a 2ª turma do "Eixo Formativo", uma capacitação voltada aos profissionais da área de saúde pública, atuantes no atendimento a pessoas com o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento será realizado em Belém, por intermédio da parceria entre a Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo (Cepa), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa); Escola Técnica do SUS no Pará "Dr. Manuel Ayres" (ETSUS); e o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR).

Os profissionais podem se inscrever pelo site da Sespa, na aba da ETSUS, na qual encontrarão o edital completo com todas as informações necessárias por meio do link do formulário
Como requisito à inscrição, é necessário ser profissional da área de saúde: Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Centro Especializado em Reabilitação (CER), Centro Especializado em Reabilitação e Referência em TEA (Certea), Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidade Municipal de Saúde (UMS), Atenção Primária à Saúde (APS), Estratégia Saúde da Família (ESF), ambulatórios em saúde e Unidades de Referência Especializada Materno Infantil (Uremia) e deverá estar exercendo suas funções no SUS como servidores estaduais e/ou municipais, que atendam pessoas com autismo nos municípios das 12 Regiões de Integração (Guajará, Guamá, Marajó, Tocantins, Carajás, Lago do Tucuruí, Rio Caeté, Araguaia, Baixo Amazonas, Rio Capim, Tapajós e Xingu) do Estado do Pará.

Com a temática "Vigiar é preciso: a importância da vigilância do desenvolvimento infantil", no último dia 21 de outubro, foi realizada a conclusão da primeira turma, em solenidade no Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cetea), unidade gerenciada pelo CIIR, local de realização das aulas práticas e da entrega dos certificados aos participantes; o conhecimento teórico foi conduzido na Escola Técnica do SUS no Pará “Dr. Manuel Ayres” (ETSUS).