Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MAIS SEGURANÇA

Estado autoriza construção da Delegacia de Polícia Civil na Ilha de Cotijuba, em Belém

Entre os anos de 2023 e 2024, por meio do Fisp, o Estado construiu e reconstruiu nove unidades policiais, entre elas a de Salinópolis, Anajás, Curralinho, Muaná, Salvaterra, Afuá, Xinguara, Barcarena e Itaituba

Por André Macedo (SEGUP)
23/10/2024 18h18

Mais segurança e atendimento chegam à população de Cotijuba, em Belém, com a assinatura da ordem de serviço para a construção da primeira Delegacia de Polícia Civil, na ilha. A assinatura autorizando a construção do prédio na localidade, ocorreu nesta quarta-feira, 23, e foi presidida pelo governador do Estado, Helder Barbalho. A obra terá recursos do Fundo de Investimento da Segurança Pública (Fisp), vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup).

Em agenda na ilha, o chefe do Executivo estadual reforçou as melhorias que chegam aos moradores com a nova estrutura.

"Estou muito feliz de poder estar hoje na Ilha de Cotijuba, recebendo toda essa alegria. Hoje estamos aqui para assinar o início das obras da nova delegacia. Até então, a Polícia Civil vinha aqui e trabalhava de forma até improvisada. Mas agora, com essa obra, nossos policiais civis vão estar presentes 24 horas na localidade, juntamente com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. Com a nova estrutura, haverá o fortalecimento da justiça social e da cidadania. Foi por meio da doação do terreno, da parceria com a comunidade e o Governo do Estado que esse equipamento chega a ilha. Vamos ter delegacia e um auditório para 100 pessoas para a comunidade usar de forma frequente. É mais cidadania para que a população de Cotijuba possa tirar, aqui mesmo, o seu documento. E quero daqui a 9 meses, junto ao povo, inaugurar esta delegacia", disse o governador. 

O novo prédio será equipado para oferecer o melhor atendimento aos 8 mil habitantes que residem na Ilha, localizada a 20 km da capital paraense, Belém.

A vice-governadora, Hana Ghassan, que também esteve presente na cerimônia de assinatura da ordem de serviço, enfatizou a proteção de cada morador da ilha e dos visitantes com a construção do novo prédio. 

"Para nós é uma alegria assinar a ordem de serviço para esta obra que vai reforçar a proteção de cada morador e moradora dessa ilha maravilhosa. Será mais que uma delegacia, pois o local terá um auditório para prestação de serviços à comunidade. Além de estarem seguros com as forças de segurança, a obra vai contribuir com a vida dos moradores e daqueles que visitam a todo momento a ilha, com certeza trará mais e mais turistas. E queremos antes da COP30, estar aqui entregando este importante equipamento de segurança", reforçou. 

O novo equipamento de segurança vai garantir agilidade no registro de ocorrências para os moradores e visitantes, que atualmente são atendidos no Distrito de Icoaraci. Para o titular da Segup, Ualame Machado, a nova delegacia demonstra o empenho da gestão em ampliar o atendimento da segurança pública na Ilha.

"Há poucos meses viemos aqui trazendo quadriciclo e motocicletas e na época dissemos que íamos trazer um sonho da ilha. E hoje estamos trazendo a delegacia, marcando a presença física da Polícia Civil na localidade. Quero dizer a vocês que graças a essa parceria com a comunidade, vocês terão também a emissão de documentos e os atendimentos de ocorrências. Junto à delegacia haverá presença da Polícia Civil de forma mais marcante, ao lado da Polícia Militar, atendendo a população e esse importante balneário para nossa região", destacou. 

Somente na Ilha de Cotijuba, o Governo do Estado já entregou um quadriciclo e mais quatro motocicletas XRE300 no mês de julho deste ano, a fim de auxiliar nas rondas efetuadas pela Polícia Militar. Além disso, o governo estadual investiu na aquisição de duas novas lanchas de 300HP, entregues ao Grupamento Fluvial de Segurança Pública, utilizadas para o patrulhamento na região das ilhas, Combu e Cotijuba, e nos distritos de Mosqueiro e Icoaraci.

Estrutura - A nova unidade vai contar com recepção, banheiro com acessibilidade, salas de ocorrências, dos investigadores, escrivão, delegado, custodias, além de espaços de arquivo, alojamentos e banheiros (masculino e feminino), copa e área de serviço.

Para do delegado-geral da Polícia Civil, Walter Resende, é mais dignidade aos servidores e qualidade no atendimento ao público. 

"Embora a Polícia Civil estivesse presente, não tínhamos um espaço adequado para atender melhor a ilha. A nova delegacia é mais um investimento na segurança pública, especialmente na Polícia Civil e certamente, com esse espaço, vai aumentar a segurança pública para todos os moradores de Cotijuba", disse. 

Para o vendedor, Antônio Magalhães, a nova delegacia vai agilizar o atendimento, uma vez que os moradores se deslocavam até Icoaraci para o registro de ocorrências. "Agora vai melhorar muito para a gente. Tendo o sistema de segurança aqui 24 horas, a gente vai trabalhar com a Polícia Civil e a Polícia Militar, todos integrados. A gente tem segurança pública direto na ilha. O Governo do Estado está trabalhando muito bem", declarou. 

Unidades Policiais - Entre os anos de 2023 e 2024, por meio do Fisp, o Estado construiu e reconstruiu nove unidades policiais, entre elas a de Salinópolis, Anajás, Curralinho, Muaná, Salvaterra, Afuá, Xinguara, Barcarena e Itaituba. Além da reconstrução das delegacias, no ano passado já foram feitas manutenções prediais em mais de 50 unidades da Polícia Civil do interior.