Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Hospital Geral de Tailândia atinge índice recorde em cirurgias, com destaque para procedimentos ortopédicos

Especialidade registrou um aumento de 102,15% nos últimos quatro anos. Entre janeiro e setembro de 2024, foram realizadas 2.917 cirurgias eletivas e emergenciais

Por Andrey Silva (HGT-Tailândia)
23/10/2024 16h28

O Hospital Geral de Tailândia (HGT), que integra o 6º Centro Regional de Saúde (CRS) e atende a microrregião de Tomé-Açu, no nordeste do Pará, realizou 2.917 cirurgias eletivas e emergenciais, entre janeiro e setembro de 2024, considerado um recorde comparado aos últimos anos. Esse total é 10,8% superior ao mesmo período de 2023, quando foram realizados 2.633 procedimentos. A especialidade que mais se destacou foi a ortopedia, que registrou um aumento de 102,15% nos últimos quatro anos.

O diretor executivo do HGT, Eduardo Pereira, destaca que os resultados são frutos de um esforço conjunto do Governo do Estado e de toda a equipe da unidade hospitalar, com o objetivo de aprimorar a saúde pública e garantir um atendimento de qualidade à população de Tailândia e região.

"O aumento na realização de cirurgias no HGT reflete nosso avanço no número de procedimentos e em garantir uma melhor assistência à população. Com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, buscamos constantemente adequações e melhorias estruturais. Esses esforços são essenciais para um atendimento mais ágil, de qualidade e eficiente".

Até setembro de 2024, o HGT realizou 2.917 procedimentos cirúrgicos, sendo 999 emergenciais e 1.918 eletivos. O hospital alcançou uma média mensal de 324 cirurgias, superando as médias mensais dos anos de 2020, 2021, 2022 e 2023, que foram de 150, 156, 218 e 282 procedimentos, respectivamente.

Hospital Geral de Tailândia atinge índice recorde em cirurgias

“Mês a mês, temos superado as metas de cirurgias realizadas no HGT, resultado de mudanças que visam ampliar nosso atendimento. Contamos com um Centro Cirúrgico (CC) que opera diariamente em três salas, prontas para atender às demandas dos pacientes. Além disso, estamos atualizando os exames dos pacientes na lista de cirurgias eletivas e aumentando o número de agendamentos”, finalizou o gestor da unidade hospitalar.

Referência em ortopedia, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia na região, o HGT realiza procedimentos de baixa e média complexidade. Somente neste ano, o hospital realizou cerca de 248 mil atendimentos, dos quais 53 mil foram no setor de Urgência e Emergência.

Uma das pacientes que recentemente passou por cirurgia no HGT foi Doraci da Silva, que realizou uma laparotomia no último domingo (20). Residente no município de Moju, na localidade Trevo do Acará, a usuária já havia sido atendida no hospital no final do ano passado para outro procedimento cirúrgico.

“Fui bem informada sobre a minha cirurgia, tanto antes quanto depois. Já estive aqui no ano passado para outro procedimento, e todas as vezes fui muito bem recebida pela por toda a equipe. Agradeço primeiramente a Deus pela cirurgia que ocorreu bem e, em segundo lugar, a equipe que trabalha para sempre levar saúde às pessoas”, comentou a paciente.

Paciente Doraci da Silva, que realizou uma laparotomia no último domingo (20)

O HGT é uma unidade pública da Secretaria de Estado da Saúde do Pará (Sespa), administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), funcionando com sistema de porta aberta, ou seja, com serviço de emergência 24 horas. O aumento no número de cirurgias ocorre em paralelo ao crescimento na demanda por atendimentos no hospital. 

O Hospital Geral de Tailândia mantém 51 leitos e uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal. Casos de urgência e emergência são atendidos em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço: Pertencente à rede de hospitais do Governo do Pará, o HGT é administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade fica na Avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (91) 3752.1210.