Polícia Civil realiza terceira edição do projeto de educação ambiental 'Curumim' em Belém
Iniciativa é da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa) e abrangeu crianças da Escola Santa Terezinha, nesta terça-feira (22)
Na manhã desta terça-feira (22), o prédio da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa), da Polícia Civil, na avenida Augusto Montenegro, em Belém, se transformou em um ambiente lúdico e colorido para receber crianças da Escola Municipal Santa Terezinha. A unidade funcionou como um cenário de aprendizado e inclusão, graças à terceira edição do Projeto Curumim, que busca promover o diálogo com crianças entre 6 e 12 anos, com atenção especial para crianças com deficiência, no âmbito da Educação Ambiental (EA).
A programação contou com a participação de 15 alunos da escola municipal, entre eles 13 crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O projeto, promovido pela Demapa, foi idealizado com o objetivo de inserir essas crianças no contexto de cuidado e preservação do meio ambiente, incentivando desde cedo a conscientização e a prática de ações sustentáveis.
Durante a manhã, as crianças participaram de oficinas e painéis educativos que, de forma lúdica, abordaram temas voltados à preservação ambiental e à adoção de bons hábitos. Os pais e responsáveis pelas crianças receberam orientações das equipes especializadas da Diretoria de Atendimento ao Servidor da Polícia Civil (DAS). As atividades também incluíram uma apresentação especial do Canil da Guarda Municipal de Belém.
“O destaque foi o espaço lúdico adaptado, com ambientes pedagógicos de Educação Ambiental, que proporcionou uma experiência educativa e inclusiva, reforçando que todas as crianças, independentemente de suas condições, podem e devem participar ativamente da construção de um futuro mais sustentável”, ressaltou o delegado Dilermando Tavares, titular da Demapa.
Eliane Ferreira e a filha Ana Luíza aprovaram a iniciativa da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal O Projeto Curumim reafirma o compromisso da Demapa com a inclusão e o desenvolvimento social, integrando crianças PCD e promovendo o acesso à educação ambiental, um passo importante na formação de cidadãos mais conscientes e engajados com o meio ambiente.
“Foi emocionante ver minha filha participar de uma atividade tão especial, ainda mais dentro de uma delegacia, o que tornou tudo ainda mais surpreendente. Nunca imaginei que um espaço assim pudesse ser transformado para acolher nossas crianças, especialmente aquelas com autismo. O ambiente estava completamente adaptado, e ela se sentiu à vontade para interagir e aprender sobre o meio ambiente. É muito importante que projetos como esse continuem, pois mostram que nossas crianças também podem fazer a diferença, mesmo em espaços que geralmente não são pensados para elas”, destaca Eliane Ferreira, mãe de Ana Luiza, participante do projeto.