Ação educativa no Hospital Geral de Tailândia enfatiza prevenção ao câncer de mama
Por meio de parceria com uma instituição financeira e com a Escola de Ensino Técnico do Pará, profissionais do HGT esclareceram dúvidas de quase 100 participantes
O Hospital Geral de Tailândia (HGT), por meio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), realizou nesta segunda-feira (21) ação de educação em saúde, com palestra no auditório da Escola de Ensino Técnico do Pará (EETEPA), como parte da campanha Outubro Rosa, voltada à prevenção do câncer de mama e do colo do útero. Cerca de 100 pessoas participaram da programação, que está sendo realizada com instituições de todas as esferas.
Enfermeira Emanuelle Campiolo ensina a fazer o autoexame nas mamasFoi a terceira ação externa realizada pelo HGT em outubro, alusiva à campanha "Vem te Cuidar", promovida pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A iniciativa foi organizada a convite da empresa Basa Acredita, que atua em Tailândia.
A enfermeira Emanuelle Campiolo, do Núcleo de Educação Permanente (NEP)/HGT, conduziu a palestra, destacando a importância da conscientização sobre o câncer de mama e do colo do útero. A profissional abordou os cuidados preventivos necessários e reforçou a relevância de atividades educativas. “A prevenção é a principal aliada no combate ao câncer de mama e do colo do útero. Nosso objetivo é sensibilizar cada participante para a realização de exames regulares e adoção de hábitos de vida saudáveis, que podem reduzir significativamente os riscos dessas doenças”, explicou a enfermeira.
Participaram da palestra clientes da Basa Acredita, funcionários e alunos dos cursos técnicos da EETEPA. Durante a atividade, foram abordados temas relacionados à prevenção do câncer de mama, além de informações sobre a doença e esclarecimento sobre mitos e verdades.
Estudante Hylana da Silva: aprendizadoConhecimento - Hylana da Silva, 18 anos, estudante do 2º ano do curso técnico de Enfermagem, participou da palestra e destacou a importância dessas iniciativas em escolas, enfatizando como podem preencher lacunas de conhecimento sobre temas importantes de saúde. "Essas palestras escolas são fundamentais, porque muitas de nós não somos instruídas em casa sobre esses cuidados com nosso corpo. Como futura profissional da saúde, além de aprendermos, precisamos repassar o que foi ensinado. A enfermeira explicou muito bem, e agora podemos compartilhar esse conhecimento com outras pessoas que não têm acesso a palestras como essa. Como hoje eu aprendi, se em algum momento alguém precisar dessas orientações, vou saber explicar perfeitamente”, disse a estudante.
Somente durante a campanha Outubro Rosa o HGT fez mamografia em quase 150 mulheres. Até o dia 31 de outubro, mais 83 mulheres estão com exames agendados para a realização do exame.
O Hospital Geral de Tailândia mantém 51 leitos e uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal. Casos de urgência e emergência são atendidos em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.
Serviço: Pertencente à rede de hospitais do Governo do Pará, o HGT é administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade fica na Avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (91) 3752.1210.