Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GOVERNO

44º Círio de Nossa Senhora de Nazaré reúne milhares de fiéis, em Marabá

Ao contrário do Círio de Nazaré de Belém, a corda em Marabá não é cortada. Esquema de segurança ajudou na realização da romaria

Por Emilly Coelho (CRG)
20/10/2024 15h15

A tradicional missa campal na Praça Duque de Caxias, que antecede o Círio de Nazaré de Marabá, iniciou às 6h deste domingo (20). A festa religiosa é realizada com o apoio do governo do estado e conta com reforço das forças de seguranças estaduais e municipais. Este ano, o Círio de Marabá teve como tema: “Ó Maria, fortalecei a nossa fraternidade”.

Por volta das 7h20, a imagem da Santa foi colocada na berlinda e seguiu em procissão percorrendo 7,5 km até a chegada no Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, na Folha 16, Nova Marabá. Nesta edição, o Círio durou pouco mais de 3h de caminhada. O trajeto ultrapassa em quilômetros a procissão da capital. No caminho, faixas, altares e muitas homenagens para Nazinha. Destaque para banda do exército e prefeitura de Marabá, que monta palanque todos os anos com atrações culturais religiosas. 

Novidade - Este ano, ao contrário dos anos anteriores, o palco do Círio das Artes foi montado na entrada da Marabá Pioneira e também na Folha 16, nos anos anteriores, o Círio das artes se concentrava na Folha16. As cantoras Lucinha Bastos, Lyah Soares, Nilva Burjack, e cantores locais entoaram cânticos em homenagem à Santinha, enquanto uma chuva de papéis picados caíam.  

Romeiros - Entre os promesseiros, o gerente de vendas, Weliton Almeida, andou os 7,5 km com uma cruz, que pesa aproximadamente 90 kg. “Estou pagando promessa pela vida do meu irmão, que há 7 anos sofreu um acidente , ficou três meses em coma, foi desenganado pelos médicos, e Nossa Senhora de Nazaré fez um milagre na vida dele, e hoje ele está sem sequela alguma. A cruz representa gratidão”, contou ele.

Laurina de Sousa Silva estava na corda, também pagando uma promessa pela tia dele que esteve 20 dias entubada. “Hoje eu vim só agradecer à Virgem de Nazaré pela saúde dela [tia]. E hoje nós estamos todos felizes. A gente foi para o hospital quando chegou lá o médico disse que ela tinha que ser entubada e a entubação para a gente já é umasentença de morte, mas com a Virgem de Nazaré, e o nosso Senhor Jesus Cristo, estou aqui pagando pela saúde dela. Hoje, ela está firme e forte para contar a história pra nós. É muita emoção, muita felicidade pra todos nós de casa”, expressa ela.

Cleudiane Freiras Vieira fez um pedido para Nossa Senhora de Nazaré ano passado, para conquistar a casa própria. “Foi a primeira vez que eu vim ao Círio, aí eu pedi pra ela [Santinha], que ela concedesse o milagre de construir minha casa, que tanto tempo que eu tentava e não conseguia. Ela me concedeu o milagre.  Aí eu prometi que ia trazer o tijolinho da minha casa e aqui eu estou. Então esse tijolo representa o sonho da casa construída”, conta ela. 

Segurança- A Polícia Militar empregou, durante a romaria, um efetivo de viaturas de quatro rodas e de duas, para ajustar a fluir o trânsito. No Círio Fluvial, que aconteceu ontem (19), a PM contribuiu com a segurança em lancha, na segurança de embarcações, assim como na Romaria Rodoviária.

De acordo com o coronel Ricardo Batista da Silva, comandante do CPR II, hoje, na procissão o policiamento preventivo iniciou às 5h30 da manhã, nos principais corredores de acesso ao Círio, com 96 policiais militares. “Nosso objetivo é a garantia e manutenção da ordem pública , que os promesseiros possam fazer sua devoção de fé e rogar à Santa com muita tranquilidade e segurança. Nosso dever é afastar oportunidade e criminosos”, disse o comandante. 

O capitão Frank Ney Antunes Pinto, subcomandante do 5º Grupamento Bombeiro Militar, divulgou que  durante o Círio foram realizadas diversas ocorrências entre desmaio, vertigem, pequenos ferimentos e crianças perdidas, que foram entregues aos seus responsáveis.

Público - Um balanço estimado do 5º GBM e do Comando de Policiamento Regional II estimou que cerca de 240 mil fiéis participaram da romaria. Já o Diocese de Marabá, estimou cerca de 300 mil pessoas no 44º Círio de Nossa Senhora de Nazaré.

Governo - Além de garantir a segurança dos romeiros, o governo do estado é um dos principais patrocinadores do Círio de Nossa Senhora de Nazaré.

O secretário regional de governo do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto, participou da Romaria, como todos os anos em Marabá. “É sempre muito emocionante participar do Círio de Marabá. Homenagear Maria, Mãe de Jesus, é revigorante e nos dar força para prosseguir. O governo do estado é um dos principais apoiadores da nossa grande romaria. Parabéns a todos os envolvidos em mais essa edição dessa linda festa da fé. Que sempre possamos ter saúde para acompanhar nossa mãezinha”, conta o secretário.