Grupamento Aéreo abre as portas na quinta edição do “Asas da Esperança”
Na sua 5ª edição, a programação “Asas da Esperança” tem como objetivo aproximar a comunidade local do grupamento
Em alusão ao Dia das Crianças, o Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) promoveu, neste sábado (19), uma manhã alegre e divertida para mais de 300 crianças de três Usinas da Paz da Região Metropolitana, além de projetos sociais e comunidade em geral. Na sua 5ª edição, a programação “Asas da Esperança” tem como objetivo aproximar a comunidade local do grupamento.
Durante a manhã, a criançada pôde aproveitar as atividades como tirolesa e falsa baiana, a exposição de animais e atividades do Batalhão de Policiamento Ambiental e do Batalhão de Ações com Cães (BAC), ambos da Polícia Militar, apresentação de capoeira, além da barraca de guloseimas.
O corajoso Erick Caleb, de 5 anos, não se intimidou para a altura e, junto da prima de 4 anos, Laura Valentina, aproveitou a tirolesa. Ansioso para conhecer as aeronaves no pátio do Graesp, ele foi categórico na resposta para o que quer ser quando crescer: “piloto de helicóptero”. Além de Erick, crianças atendidas pelas Usinas da Paz da Terra Firme, Marituba e Guamá aproveitaram a manhã alegre.
Para Natali Queiroz que esteve com os dois filhos, José Henrique e Laura Antonielle, atendidos pela Usina de Marituba, a oportunidade é única.
“Desde a véspera, dles estavam muito animados. Acordaram cedo e tomaram o banho e disseram ‘Mãe, bora mãe, bora, a gente vai’. Na minha infância eu não tive essa oportunidade, então agora eu quero proporcionar para eles, para a visão do profissionalismo deles, do futuro deles, o que eles querem para a vida deles”, afirmou.
Para muitos, era a primeira vez conhecendo o Grupamento Aéreo, o que colabora para inspirá-los a um futuro brilhante pela frente, afirma Suzani Monteiro, coordenadora administrativa da Usina da Paz de Marituba.
“São muito importantes iniciativas como essa. É inspirador ver o impacto positivo que a Secretaria de Segurança Pública por meio do Graesp está tendo na vida dessas crianças, mostrando que as forças de segurança também se preocupam com o futuro e os sonhos da comunidade. Parabéns a todos envolvidos!”, declarou.
A programação incluiu ainda um passeio completo pelas instalações e de algumas aeronaves do Grupamento, que atua em ações de salvamento, operações policiais e atendimento aeromédico.
“O Grupamento Aéreo já vem há anos realizando a programação ‘Asas da Esperança’ que visa aproximar o grupamento das comunidades mais carentes, das escolas e das Usina de Paz. Com isso, nós queremos estimular nessas crianças o interesse pela educação, pelo ensino, pelo aprendizado e pelo mundo da aviação. Quem sabe, fazer despertar neles futuros pilotos. Além dessa atividade, ao longo do ano convidamos várias escolas para vir participar com a gente e ver como é a nossa atividade diária, como são as nossas operações”, explicou o diretor do Grupamento Aéreo, Coronel Armando Gonçalves.
Asas da Esperança
Ao longo de cinco anos de evento, o “Asas da Esperança” já atendeu mais de 2 mil crianças que, durante as programações, puderam conhecer e se inspirar nas atividades do Grupamento Aéreo.
O projeto, sempre realizado próximo a data comemorativa das crianças, oferece uma oportunidade de contato direto com a aviação para despertar nos pequenos o desejo profissional do futuro.
“O Graesp completa este ano 20 anos de segurança pública na aviação. Isso nos deixa muito felizes de cada vez mais ver o projeto crescer. Foi um projeto que cresceu voluntariamente pelos próprios integrantes do Graesp. É uma adesão voluntária que se estende, inclusive, a outras secretarias, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, nós estamos com as crianças da Usina da Paz, tudo isso no guarda-chuva da segurança pública. Então isso nos deixa felizes em poder servir de uma forma social à comunidade”, explicou o coordenador do evento, coronel Alessandre Francês.