Mulheres participam de roda de conversa sobre a prevenção do câncer de mama
O evento faz parte da programação elaborada pela Semu em alusão ao 'Outubro Rosa'
Uma manhã de diálogo, acolhimento, informação e muitos depoimentos fortes. Assim iniciou esta sexta-feira, 18, na Secretaria de Estado das Mulheres (Semu), com roda de conversa realizada em alusão ao 'Outubro Rosa'. A programação aconteceu no auditório do prédio sede, que fica localizado na Av. Gov. José Malcher, 2803.
O evento foi aberto por Clarice Leonel, diretora de Políticas Públicas para Mulheres da Semu. "Iniciamos hoje a campanha do 'Outubro Rosa' com o apoio de vários parceiros. Essa campanha traz a mensagem de que a prevenção é um ato de amor. É uma programação de sensibilização para que todas as mulheres busquem o cuidado integral da sua saúde".
Gemille Sales, que é professora de dança e participou da roda de conversa, foi diagnosticada com câncer de mama aos 43 anos. Ela conta como o autoexame foi fundamental no diagnóstico precoce e, consequentemente, para o êxito em seu tratamento. "Foi fazendo o autoexame que eu senti o nódulo na minha mama. E, a partir desse momento, eu já busquei ajuda médica. Foi então que recebi o diagnóstico, com menos de um centímetro de diâmetro ele estava lá e eu comecei o tratamento. A prevenção é um ato de amor próprio. Porque se eu me amo e amo a minha família, eu vou cuidar da minha saúde", contou a participante.
A roda de conversa foi conduzida por Michele Monteiro, enfermeira e especialista em oncologia. "Esse é um mês muito importante para nós, mulheres, em que a gente desperta o amor próprio, o autocuidado e a prevenção em saúde. Pensando nessa saúde de forma integrativa, juntando a saúde física, emocional e espiritual. Trazendo atitudes positivas no dia a dia, promovendo a saúde e, assim, diminuindo os fatores de risco."
A programação é fruto da parceria entre a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), Secretaria de Saúde do Estado do Pará (Sespa), Cosanpa e Parapaz.
Programação - O próximo evento acontece no dia 25, na Unidade de Custódia e Reinserção Feminina (UCRF), em Ananindeua. Na oportunidade as custodiadas terão acesso a atendimento médico, vacinação, testagem rápida, exames clínicos de mama e palestras.
A programação encerra no dia 30, no Teatro Gasômetro, com a "Expo Mulheres da Amazônia". O evento é aberto ao público e a população terá acesso a serviços de beleza, corte de cabelo, feira de empreendedorismo, palestras sobre saúde e talk show. O evento começa às 13h e segue até 19h.