No Dia do Médico, profissionais da Santa Casa recebem cuidados e homenagens
Pacientes demonstraram toda sua gratidão através de cartinhas que foram entregues aos profissionais
Ouvir palavras de agradecimento faz parte da rotina de médicos e médicas que diariamente cuidam dos pacientes na Santa Casa. Mas ver essa gratidão se materializar em carinhosas cartinhas foi uma surpresa até para os mais queridos profissionais, que receberam a homenagem na programação do Dia do Médico, juntamente com brindes e um momento de relaxamento feito especialmente para eles.
“Lembrar que a gente tem um dia para comemorar, para se lembrar da profissão, de toda a nobreza que é a profissão, é muito significativo, porque traz à nossa mente tudo que a gente buscou ao longo de toda a nossa vida, toda a construção para chegar até onde a gente está. E trazer a nossa equipe para esse momento de relaxamento é um presente, porque a nossa vida é uma vida corrida, é muita responsabilidade, uma sobrecarga muito grande e o médico não tem tempo para se cuidar. E se eu não me cuido, não consigo cuidar do outro de forma efetiva. Então trouxemos a equipe para trazer este momento de reflexão, esse momento de relaxamento, para que a gente possa dizer que nós existimos, somos pessoas e precisamos ser cuidados”, afirma a diretora assistencial da Santa Casa, Norma Assunção.
Para a médica Luciana Nascimento, intensivista pediátrica da Santa Casa, as homenagens são presentes que reavivam a missão que os médicos têm em sua profissão.
“É muito gratificante a gente conseguir olhar para outro ser humano e ver que o que a gente está fazendo por ele está tendo efeito, como é para nós, pediatras, devolver as crianças para as suas famílias, que é o objetivo maior de todos os pediatras. E ter esse momento aqui de homenagem tão importante, relacionada à saúde mental, nos faz pensar na nossa importância na vida daqueles pacientes. Realmente é muito gratificante e aquece o nosso coração”, revela a médica.
Atualmente a Santa Casa conta com 550 médicos e médicas de quase 40 diferentes especialidades que prestam assistência de excelência à população do Estado do Pará. Como hospital de ensino, a instituição também é responsável por já ter formado 831 especialistas para atuar em todo o Estado e em outras regiões do País. Este ano, mais 49 residentes, de 10 especialidades, devem ser certificados pela instituição.
“A Santa Casa traz a formação médica no seu berço, em toda a sua construção. Valorizar o trabalho da equipe médica é realmente fortalecer e trazer a eles a oportunidade de cada vez mais abraçar a instituição e a sua missão para a sociedade”, ressalta a médica Norma Assunção, diretora assistencial do hospital.