Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Polícia Civil prende membro de facção criminosa em Ananindeua

Ação nesta quinta-feira (17) abrangeu equipes da Delegacia de Repressão às Facções Criminosas, vinculada à Divisão de Repressão ao Crime Organizado

Por Bruna Ribeiro (PC)
17/10/2024 10h27

Na manhã desta quinta-feira, 17, equipes da Delegacia de Repressão às Facções Criminosas (DRFC), vinculada à Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), com o apoio do Núcleo de Inteligência Policial (NIP) e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE), deflagraram uma operação que resultou na prisão de um membro alta relevância de uma facção criminosa atuante no Pará.

“O sucesso dessa operação reforça o nosso compromisso em desarticular as lideranças das facções criminosas que aterrorizam a população e cometem crimes como extorsão. Este é um passo importante para enfraquecer essas facções e garantir maior segurança nos municípios afetados. Continuaremos trabalhando com inteligência e determinação para levar à Justiça todos os envolvidos”, afirmou o delegado-geral Walter Resende.

O alvo da operação foi capturado em Ananindeua. Ele é suspeito de coordenar extorsão a comerciantes em diversos municípios, como São Caetano, Vigia, Benevides, Marituba, Ananindeua, Abaetetuba, Moju, Tailândia e Goianésia. O mandado de prisão preventiva contra ele foi expedido pela Vara Criminal de São Caetano de Odivelas.

De acordo com o delegado Fausto Bulcão, titular da DRCO, o suspeito mudava constantemente de endereço para dificultar sua captura. “O trabalho de análise de inteligência, aliado a intensas diligências de campo, possibilitou sua prisão. Sua detenção é vista como um golpe nas atividades criminosas de extorsão contra comerciantes, uma prática cada vez mais frequente nas regiões mencionadas”, explica.

As operações desta quinta-feira fazem parte de um esforço contínuo das forças de segurança para desmantelar as estruturas das facções criminosas que atuam no Pará, com foco na prisão de líderes e membros com funções estratégicas.