Campanha de doação de sangue entre Jean Bitar com Hemopa vai beneficiar mais de 300 pacientes internados
No total, a campanha contou com a participação de 91 voluntários
Um clima de integração e solidariedade marcaram esta quarta-feira (16), no Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, que promoveu a campanha de doação de sangue “RE x PA da Solidariedade". Marque um gol pela vida. Doe Sangue”, que resultou em 78 coletas de bolsas de sangue que vão beneficiar 312 pacientes internados na rede hospitalar do Pará. No total, a campanha contou com a participação de 91 voluntários.
Esta que é a terceira ação de responsabilidade social, em parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), em 2024, teve a finalidade de contribuir para a regularidade do estoque da hemorrede estadual para o atendimento transfusional daqueles que precisam de transfusão de sangue para sobreviver ou melhorar a qualidade de vida.
A organização da campanha foi promovida pelo Grupo de Trabalho e Humanização (GTH) da unidade hospitalar, com apoio da Agência Transfusional. A coleta de sangue foi realizada na Unidade Móvel, que ficou estacionada em frente ao HJB. A campanha contou ainda com a parceria do Remo e do Paysandu, que encaminharam seus respectivos mascotes que animaram a mobilização e receberam o carinho de seus torcedores, ao visitarem alguns setores do HJB.
A produção de placar para acompanhar a realização das coletas de sangue foi um ponto alto da mobilização e serviu como ponto para produção de fotos dos voluntários da campanha.
Aprovação - Entre os doadores, esteve a acompanhante de paciente, Miralva Nascimento Rodrigues, de 36 anos, residente no município de Marabá, mas encontra-se em Belém para acompanhar a usuária Antonia Lima Costa, sua sogra, que deu início ao acompanhamento para realizar a cirurgia bariátrica. Ela conta que viu a unidade móvel do Hemopa e se informou sobre a campanha e aproveitou a oportunidade para se tornar uma doadora de sangue. “Essas ações são muito importantes, sendo profissional da saúde, sei o quanto é importante a doação de sangue, o sangue salva vidas”, enfatizou a técnica de enfermagem.
A campanha também contou com a doação da bicolor e colaboradora da unidade hospitalar, Elisângela Oliveira, de 53 anos, técnica de enfermagem que presta assistência na Unidade de Tratamentos Intensivos (UTI) do HJB, há oito anos. Ela foi a primeira doadora da campanha. A profissional participa pelo terceiro ano da campanha promovida pela unidade em parceria com o Hemopa.
Ela comenta que se sente muito feliz em participar da campanha, pois muitas pessoas precisam de transfusões. A campanha é de suma importância, pois muitas pessoas precisam de sangue. É importante que todos se voluntariem para doar, porque é uma sensação maravilhosa. Estamos ajudando a salvar vidas. Me sinto orgulhosa em fazer parte da equipe do hospital”.
A biomédica responsável pela AT do HJB, Alyne Pardauil, diz que é uma satisfação fazer parte da campanha. “O objetivo da campanha é contribuir com o estoque de sangue do Hemopa que atende a rede hospitalar do estado. A campanha mobilizou todo o corpo de colaboradores do HJB, acompanhantes de usuários e a comunidade do entorno do hospital, além da torcida do Paysandu e o Remo. Reforçamos a necessidade de campanhas para o Hemopa, pois muitos os pacientes precisam dessa ação. Agradecemos a todos que colaboraram com a campanha”, pontuou.
Solidariedade - Esta é a terceira vez que o HJB realiza campanha de doação de sangue em parceria com o Hemopa, em 2024. A primeira foi em fevereiro e a segunda em junho, que resultou em 166 doações coletas, que beneficiaram 664 pacientes internados na rede hospitalar.Atualmente, a Agência Transfusional registra uma média de 77 transfusões/mês, totalizando 650 transfusões de janeiro a setembro de 2024.
O diretor Executivo do HJB, o administrador hospitalar, Giovani Merenda, destacou que, com esta terceira campanha, um total de 976 pacientes serão beneficiados com as doações de sangue. “Tivemos uma campanha com resultado significativo tanto de comparecimento de voluntários, como de coletas de sangue, que vão beneficiar centenas de pacientes, inclusive, os nossos. Somos um hospital de referência para o estado inteiro em cirurgias eletivas de grande porte, entre elas, a cirurgia bariátrica. Estamos entre os cinco estados da federação que mais operam cirurgias bariátricas no Brasil. A nossa ação hoje trouxe como tema o RE X PA, que representa o clássico do futebol: Remo e Paysandu. O resultado nos mostrou que todos os voluntários da campanha são campeões. Estamos muito felizes com mais essa ação. Parabéns a todos”, finalizou o gestor ao agradecer a mais uma parceria com a Fundação Hemopa.
O Hospital Jean Bitar pertence à rede de saúde pública do Governo do Pará, e é administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
Texto: Vera Rojas (Ascom HJB)